Aula das Descobertas: Como nasce um livro

Nesta semana, os alunos das turmas do 2º ao 5º ano, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, tiveram uma experiência educativa durante uma Aula das Descobertas na Editora Adonis, em Americana. Acompanhados pelos professores e pela Direção, eles embarcaram em uma jornada fascinante, explorando o universo da produção de livros.

Na editora, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma figura muito especial que conduze o projeto chamado “Como nasce um livro”, criado pela empresa em 2005: a escritora Vanessa Aranha Morimoto. Ela cativou a todos ao compartilhar sua paixão pela escrita e os segredos por trás do nascimento de um livro.

Diversas descobertas durante a visita

Durante uma mini palestra, a escritora conduziu uma dinâmica envolvente, na qual os alunos participaram de um processo investigativo para compreender como um livro ganha vida. Eles foram auxiliados por um ator, que se vestiu como o famoso detetive Sherlock Holmes, desvendando os mistérios e revelando cada etapa do processo criativo, desde a escrita da história até a ilustração realizada pelos talentosos ilustradores da Adonis.

A cada nova descoberta, os alunos sentiram-se entusiasmados e engajados. Eles receberam um livro como presente, que serviu como guia para explorar e desvendar os segredos do processo criativo. Enquanto acompanhavam a dinâmica, eles se tornaram assistentes do detetive Sherlock Holmes, resolvendo mistérios que surgiam em cada página. Além disso, os alunos tiveram o prazer de conhecer a mascote da Adonis, uma bonequinha chamada “Doninha”, com seu cabelo laranja vibrante.

Durante a visita à editora, também houve um momento especial para conhecer alguns espaços lúdicos da editora e para uma pausa para o lanche, onde pipoca e outras delícias foram saboreadas.

Conhecendo a área industrial

Em seguida, os alunos foram conduzidos a explorar a parte industrial da gráfica. Ali, puderam testemunhar o fascinante processo de produção dos livros e outros materiais impressos. Os alunos acompanharam atentamente cada etapa do processo, absorvendo conhecimento e compreendendo a importância de uma gráfica no ciclo de vida de um livro.

Ao final da visita, os estudantes retornaram à escola com uma bagagem repleta de descobertas e aprendizados valiosos. Essa experiência enriquecedora certamente deixará uma marca duradoura nos corações e mentes dos alunos, inspirando-os a explorar seu potencial criativo e a apreciar ainda mais o universo dos livros.

Veja as fotos por visita:

2º e 3º ano

4º ano

5º ano

Texto: Robson Ribeiro. Fotos: Equipe pedagógica I Portinari Grupo Educacional.