Portinari realiza mais uma ação para incentivar o hábito de leitura entre os alunos

Veja cinco dicas para estimular as crianças a lerem mais

Os dias 20 e 21 de maio foram especiais para os nossos alunos do Ensino Fundamental I e os seus familiares. Eles foram convidados para participar do lançamento do livro “Lá do alto passarinho”, da nossa professora assistente Laís Bilato. Na quinta-feira à noite, promovemos um bate-papo virtual com a autora e, na sexta-feira, realizamos uma tarde de autógrafos para os estudantes.

“Decidimos promover esse momento para reforçar o quanto o estímulo à leitura é algo muito valorizado por nós. A Laís desenvolveu um trabalho excelente, que tomou ainda mais forma com a impressão do livro”, disse a diretora pedagógica do Portinari, Marli Aparecida Billato de Oliveira.

Professora Laís Bilato participa de tarde de autógrafos no Colégio Portinari

A diretora pedagógica, Margareth Ruberto (dir.) e a professora Laís Bilato (esq.), participam de bate-papo com transmissão para as famílias dos alunos do Portinari

Incentivo à leitura faz parte do projeto pedagógico do Portinari

Realizar ações que incentivem o interesse dos alunos pela leitura faz parte da nossa proposta pedagógica. Desenvolvemos diversas estratégias freinetianas. Conheça as principais delas a seguir.

A biblioteca principal, assim como os diferentes pontos de leitura expostos nos espaços do colégio, além das bibliotecas de sala, por exemplo, são ambientes que fazem parte da rotina das crianças. O projeto de contação de histórias acontece na Biblioteca Pedro Bandeira – biblioteca central do colégio, com as turmas do Ensino Fundamental.

Dois dos principais projetos voltados para os alunos do Ensino Fundamental são a construção dos livros elaborados pelos próprios alunos no decorrer de todo o ano letivo. Um deles, o Livro Crescer, é uma coletânea de produções de cada turma e, no final de cada ano letivo, o colégio realiza a tradicional Noite de Autógrafos com as famílias do Ensino Fundamental I.

Já o Livro da Vida é um projeto compartilhado entre a turma. Cada dia uma criança leva o livro para casa e escreve textos sobre a família ou outros acontecimentos do seu dia a dia. Além disso, eles colam fotos e leem para os amigos de sala quando trazem o livro de volta. Trata-se de um importante histórico da vida do estudante na escola.

Para as turmas do Ensino Médio, a prática de leitura é voltada à evolução da produção escrita. Existe o Espaço Redação, para que eles possam desenvolver os textos, ler, tirar possíveis dúvidas, e os diversos projetos e aulas a respeito das obras exigidas pelos principais vestibulares. Em 2019, uma das alunas do Portinari, Lívia Bonin Ferreira, tirou nota mil na redação  do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

5 dicas para estimular as crianças a lerem mais

  1. Evite referências negativas ao hábito de leitura, como “nunca gostei de ler” ou “ler é cansativo”.
  2. Converse com a criança sobre os interesses que ela possui e busque livros com essa temática.
  3. Mantenha os livros disponíveis e acessíveis.
  4. Estimule a troca de livros entre colegas ou familiares.
  5. Curta a leitura e a discussão das histórias junto das crianças.

Veja, a seguir, seis livros que a nossa equipe pedagógica indicou para você ler com os seus filhos

Livros para crianças de 7 a 11 anos de idade:

– “A Pior Princesa do Mundo” – Anna Kemp

– “Menina bonita do laço de fita” – Ana Maria Machado

– “A casa sonolenta” – Audrey Wood

Livros para crianças de 11 a 15 anos de idade:

– “A face oculta” – Maria Tereza Maldonado

– “Meninos sem pátria” – Luiz Puntel

– “Infância roubada” – Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz

Na mídia

Alguns veículos de imprensa divulgaram a iniciativa do Portinari. Veja abaixo:

Gazeta de Limeira
Para incentivar leitura, professora escreve livro para alunos

TV Jornal de Limeira
Professora traz por intermédio de um livro, esperança e entretenimento aos alunos

JE10
Professora escreve livro para levar mensagem de esperança para alunos durante a pandemia