Técnicas de trabalho – Célèstin Freinet

Freinet foi adepto das Pedagogias Ativas e criador da Escola Moderna na França. Colocava o trabalho como elemento central na organização das aprendizagens escolares. Sua pedagogia baseava-se na cooperação entre os alunos e os educadores, e os tempos e espaços escolares deveriam ser estabelecidos em função do interesse dos alunos.

“Queremos atividades escolares vivas, associadas ao interesse e ao profundo devir das crianças, que sejam muito mais do que um jogo ou um passatempo, que sejam um trabalho autêntico, fruto de uma necessidade, que se veja que é útil, ao qual uma pessoa se entrega de todo o coração e que, por todos esses motivos, se torna um poderoso gerador de dinamismo e de proveito pedagógico.”

As práticas atuais de Cooperativa, Correspondência, Ateliês, Aula das Descobertas, Livro da Vida, Roda da Conversa, Texto Livre, Plano de Trabalho, entre outras, são ideias defendidas e aplicadas por Freinet.

Ateliê (Educação Infantil ao Ensino Médio)

Momento em equipe, sob orientação do professor, para a realização de pesquisa pautada em uma folha tarefa preparada por ele, envolvendo técnicas como a roda de conversa para debate sobre o assunto, a leitura prévia de textos/livros didáticos, acesso a filmes e documentários, realização de experiência e atividades práticas, preparo da apresentação da conclusão do estudo, finalizando com a roda de avaliação.
Os Ateliês podem ser curtos (desenvolvidos em uma ou duas aulas) ou longos (que podem durar até um semestre). Existem também os que são rotativos: os alunos passam por todos os minis ateliês/estações de trabalho, organizados por subtemas. A última etapa de um Ateliê é sempre a Roda de Avaliação para reflexão e pontuação do trabalho realizado.

Livro da Vida (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)

Livro com registro dos melhores momentos da turma, espaço no qual a família também tem a oportunidade de participar. Pode ser móvel (fazendo rodízio em todas as casas) ou fixo na sala de aula.

Aula das Descobertas (Educação Infantil ao Ensino Médio)

img_0866

Aula programada junto à direção com a participação dos alunos fora das dependências do colégio. Tem como objetivo principal vivenciar na prática, o conteúdo estudado, trazendo a vida para a sala de aula.

As saídas para estas aulas seguem um roteiro pré-definido pelo professor com funções distribuídas entre os alunos a partir de inscrições (registro fotográfico, entrevistas, gravações, coleta de material e outras). O fechamento da Aula das Descobertas pode ser através de produção de álbum físico e ou digital, produção de vídeo, esquete, favorecendo o desenvolvimento do protagonismo do aluno. A apresentação à turma passa por avaliação e complementação do professor garantindo assim, a aquisição de novos conhecimentos.

Troca de Saberes (Educação Infantil ao Ensino Médio)

Uma técnica que permite ao aluno ser protagonista do seu próprio conhecimento compartilhando, com o grupo em que está inserido, as suas vivências. Mediante o tema estudado no cotidiano escolar, há também oportunidade da participação de familiares especialistas participarem das Trocas de Saberes, aprofundando os assuntos estudados.

Roda de Conversa (Educação Infantil ao Ensino Médio)

img_0026

A Roda de Conversa pode acontecer a qualquer momento e com diferentes objetivos.

  • Compartilhar vivências
  • Propostas e Combinados de Regras da Turma
  • Contar histórias
  • Levantar hipóteses do novo conteúdo a ser trabalhado
  • Avaliar o trabalho realizado durante a semana
  • E outros

Nestes momentos o professor estará atento à oralidade do aluno, à capacidade de sequenciar fatos, capacidade do aluno de se colocar no lugar do outro, sendo merecedor de respeito enquanto fala.

Laboratório Natural 

Espaço cuidadosamente planejado para o favorecimento das aprendizagens através de aulas práticas ali desenvolvidas, garantindo assim a significação dos conteúdos curriculares. É o contato com plantas e animais representantes de diferentes biomas, uma bela biodiversidade, tanto vegetal quanto animal além do caminho sensorial, três lagos, uma ponte e um quiosque.

Fundamentos Tecnológicos 

Disciplina em que os alunos utilizam a tecnologia a favor do trabalho em uma sala que prioriza a mobilidade. Nesta, oferecemos tablets, iluminação moderna e painéis que estimulam a criatividade tecnológica! Num trabalho interdisciplinar, o aluno tem oportunidade de produzir Revistas e Livros Digitais, Pesquisas incluindo aplicativos, enfim, é a Escola Moderna sendo vivida na era das Tecnologias.

Correspondência

Trabalho que estimula a livre produção textual além do gênero carta. Por meio da correspondência os alunos contam experiências vividas pelas turmas, podendo ser interclasses e interescolares.

Festa dos Aniversariantes

Ateliê cujo tema é Festa aos Aniversariantes. Esse trabalho acontece seguindo uma programação prévia pensada por professor e alunos. Os alunos se inscrevem para os trabalhos conforme a organização a ser seguida: Decidem juntamente com os professores, o tema e, a partir de então, preparam convite, painéis para a festa, lembrancinhas aos aniversariantes, apresentação cultural e o que será servido. É um projeto pautado na autonomia, cooperação e respeito ao próximo.

Feirinha Portinari

IMG_2121.jpg

Atividade prática de Educação Financeira visando o desenvolvimento dos conceitos de sustentabilidade e consumo consciente.
É um Projeto que acontece anualmente, no mês de agosto os alunos vivenciam um dia como verdadeiros feirantes no trabalho de compras, vendas, trocas de dinheiros e promoções.

Recanto Portinari

Espaço dedicado às aulas de Educação Física e Práticas no Laboratório Natural II. Espaço que abriga grandes eventos como: Queimadão, Festa Junina, Banho da Libertação do Terceirão, Interclasses, GECAP e outros.

Período Integral (Educação Infantil e Ensino Fundamental I)

Com intuito de oferecer mais tranquilidade aos pais que trabalham o dia todo, os alunos participam no período da manhã, de momentos destinados ao compromisso de casa, arte, brincadeiras dirigidas e cinco aulas de Inglês na semana.

Assembleia

dsc_2184

Momento em que todos participam de tomadas de decisões, elaboração de regras e ou combinados, geralmente realizadas por meio de votação. As assembleias são sempre dirigidas por Professores ou Direção.

Livro Crescer (Ensino Fundamental I)

Coleção de livros produzidos pelos alunos no decorrer do ano letivo.
Composta por 5 volumes, a Coleção tem início no 1º ano e finaliza-se no 5º ano.
Os Livros Crescer são entregues aos pais ao final do ano letivo em uma linda “Noite de Autógrafos”.

Material didático – Poliedro Sistema de Ensino

A escolha desse renomado material foi pautada em dois principais motivos:

  • Conteúdos e atividades atualizadas escritos por excelentes autores
  • Livros, e não apostilas, que dão abertura para os professores trabalharem outros temas de interesse das turmas. Cada Unidade dos livros de cada disciplina pode ser transformada num Grande Ateliê. Os alunos tornam-se protagonista dos trabalhos de busca de informações, pesquisas, produção das apresentações do trabalho realizado, vivenciam a criticidade dos seus e dos seus trabalhos assim como dos colegas de turma.