Jovem limeirense conquista nota máxima no Enem

Entre mais de 5 milhões de inscritos, apenas 53 tiveram nota mil na redação

A estudante limeirense Lívia Bonin Ferreira, de 18 anos, recebeu a nota máxima pela sua redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que teve como tema “A democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) na última sexta-feira, 17 de janeiro. Lívia figura uma das 53 pessoas que conseguiram alcançar a pontuação mil no texto em todo o Brasil – no estado de São Paulo, os números são ainda mais expressivos: a jovem é uma das quatro notas máximas.

De acordo com a estudante, ela estava preparada para ter um bom resultado no exame, mas não esperava a pontuação absoluta. “Foi uma surpresa muito grande, porque a gente estuda para ter uma nota boa e espera muito da redação, mas o mil nós sabemos que é algo muito difícil”, ponderou Lívia, que já acumula quatro aprovações em Medicina diretas do 3º ano do Ensino Médio.

A limeirense reforçou a importância do pensamento crítico para a elaboração de um texto do gênero dissertação-argumentativa, como é o solicitado na redação do Enem. “O exame quer alguém que saiba relacionar o conhecimento de sala de aula com o problema atual”, avaliou a estudante. “É muito importante ter uma bagagem cultural, isso vai enriquecer a sua redação”, completou.

Essa não é a primeira vez que Lívia teve seu trabalho textual reconhecido. Em outubro de 2019, a aluna do Portinari Grupo Educacional ficou em 1º lugar no VI Concurso de Redação “Vinícius de Moraes”, promovido pela Câmara Municipal de Limeira por meio da Escola Legislativa Paulo Freire. Agora, a estudante se prepara para ingressar no primeiro semestre do curso de Medicina na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).