Noite de Autógrafos entrega as edições de 2019 do Livro Crescer

A Noite de Autógrafos 2019 foi realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro, caracterizando uma semana de celebração e transição para os alunos do Ensino Fundamental I. O evento funciona como uma formatura para as turmas, que contam com a presença de responsáveis, pais, amigos e familiares para a entrega do Livro Crescer – obra feita pelos alunos ao longo do ano.

Cada edição do livro – I, II, III, IV e V – contempla um nível de ensino, respectivamente. A semana começou em ordem decrescente, ou seja, os 5ºs anos foram os primeiros a entregarem os seus livros. A noite da segunda-feira começou com uma apresentação de ginástica feita pelas alunas do Portinari que participam da modalidade. O aluno do 9º ano, Lucas Ribeiro, acompanhou a execução do hino nacional no teclado.

Após os autógrafos, os estudantes se organizaram na escada para a apresentação da música “Um Lindo Balão Azul”.

Na terça-feira, os alunos dos 4ºs anos entregaram e autografaram seus livros, que tiveram como tema principal o projeto “Carta Vai, Carta Vem”. A noite teve sequência com leitura dos estudantes e recitação do poema “Freinet e a Correspondência”. As turmas cantaram as músicas “Meu Abrigo” e “Trem Bala”. Ao final da cerimônia, os jovens interpretaram carteiros para entregar cartões postais ao público.

Os 3ºs anos entregaram e autografaram o Livro Crescer III na quarta-feira. Na obra, foi abordada uma das principais técnicas freinetianas: a Aula das Descobertas. Trabalhando temas como consumismo, sustentabilidade e educação financeira, os alunos apresentaram as músicas “Lixo no Lixo” e “Um Mundo Bem Melhor” – tradução do clássico “We Are The World”.

O Livro Crescer II foi entregue na quinta-feira pelos alunos dos 2ºs anos. As apresentações musicais da noite foram “Oração”, da Banda Mais Linda da Cidade, e “Marcas do que se foi”, de Os Incríveis – essa, por sua vez, foi acompanhada pelos alunos Gabriel Costa e Sthefano Sozzi na bateria e no carron, respectivamente.

O último dia da Noite de Autógrafos foi marcado pelos estreantes do evento, os 1ºs anos. As turmas iniciam sua coleção do Livro Crescer e começam sua jornada no Ensino Fundamental I com uma obra repleta de textos e ilustrações. Além disso, eles apresentaram as músicas “Não Custa Nada” e “It’s My Life”, orientada pela professora de inglês e apresentada com chocalhos feitos pelos estudantes.

Confira nossa galeria de fotos do evento (organizada por dia):

Livro Crescer V – 5ºs anos

Livro Crescer IV – 4ºs anos

Livro Crescer III – 3ºs anos

Livro Crescer II – 2ºs anos

Livro Crescer I – 1ºs anos