Professora de Redação do Portinari fala sobre os temas do Enem 2020

“O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” e “Desigualdade Regional”. Esses foram os temas das redações do Enem 2020, que foi realizado de formas presencial e digital nos dias 17, 24 e 31 de janeiro de 2021, com segundo dia de prova digital marcado para 7 de fevereiro. Para debater a relevância dos assuntos e como eles poderiam ser trabalhados na realização do exame, o Portinari Grupo Educacional convidou a Professora de Redação, Andréa Massari, para um bate-papo.

Ao ser perguntada se os temas desse ano foram surpreendentes ou se já eram esperados, Andréa ressaltou a eficiência do Enem de dar destaque a assuntos relevantes, mas que nem sempre são priorizados nas discussões sociais, como foi o caso da acessibilidade nos cinemas – tema da redação em 2019. De acordo com a professora, mais do que abordar um assunto que esteja em alta no presente, o Enem valoriza que o estudante consiga trazer um olhar crítico e atual sobre o problema abordado, assim, também relacionando sua argumentação com caraterísticas da sociedade.

Pela sua primeira edição desde a criação do exame, o Enem Digital também foi pauta do diálogo. A professora de redação considerou a importância do tema “Desigualdade Regional” para a versão on-line do exame, uma vez que sua própria realização chama atenção para a desigualdade social em diferentes Estados do Brasil. Segundo Andréa, ambos os temas permitiam que o aluno escrevesse sua redação fazendo conectivos com o contexto social da pandemia do COVID-19.

Para saber mais

Além de discutir os temas apresentados em 2020, a entrevistada também reforçou a importância de treinar para a redação o ano todo. O preparo para um bom texto, de acordo com Andréa, deve ser feito com muito treino e orientação ao longo do ano. Para conferir a opinião da professora de redação sobre os assuntos em questão e entender mais sobre como você pode se preparar para ir bem na redação do Enem, confira o vídeo abaixo.