Conheça o Novo Ensino Médio do Portinari

O Portinari apresentou um novo conjunto de disciplinas para o Ensino Médio em 2021: a Vida Prática. Para entender como esse conjunto se relaciona com o Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos apresentados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nós convidamos a doutora em Linguística e coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Portinari, Fernanda Litron, para um bate-papo com o blog do colégio. Nessa entrevista, Fernanda explana os fundamentos do Novo Ensino Médio e como a proposta pedagógica do Portinari sempre esteve de acordo com essas expectativas. Confira o bate-papo na íntegra no texto a seguir:

Teaser publicado no Youtube como chamada para a entrevista com Fernanda. (2021)
Como funciona o Novo Ensino Médio no Portinari?

F: O Novo Ensino Médio do Portinari se estrutura em dois grandes conjuntos de disciplinas. As disciplinas que nós chamamos de BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que são as disciplinas que todos os alunos estudam no Ensino Médio, como Português, Matemática, Biologia e Física, e também um conjunto de disciplinas que fazem parte do seu itinerário formativo, que é o caminho que o aluno escolhe para formar o seu conjunto de disciplinas. Essas disciplinas podem ser tanto de aprofundamento, que são aquelas que ele escolhe para conhecer mais a fundo e fazer mais aulas sobre o assunto, ou seja, aprofundamento em disciplinas como Biologia, Português e Matemática; e também disciplinas de Vida Prática, que ampliam a visão do aluno para o mercado de trabalho e possibilitam a ele uma atuação mais protagonista nas aulas.

Essas disciplinas, portanto, dialogam entre si. Tanto no período da manhã, em que o aluno cursa as disciplinas obrigatórias da base nacional e as que ele escolheu para aprofundamento, quanto no período da tarde, que são as de Vida Prática, em que ele atua mais autonomamente em seu trabalho.

O que muda com o Novo Ensino Médio?

F: Para o aluno, o que muda é a possibilidade de escolher as disciplinas que mais chamam atenção ou que ele tenha interesses futuros. Agora ele tem oportunidade de se aprofundar e de conhecer com mais complexidade as disciplinas de seu interesse, sem deixar de lado todo o conhecimento que ele já adquire no Ensino Médio. Então ele tem mais autonomia e mais protagonismo para experimentar e se aprofundar em áreas de seu interesse.

E o Novo Ensino Médio aprova?

F: Sem dúvidas! Isso porque o aluno estuda muito mais do que só as disciplinas de conhecimento básico. Ele vai ter o repertório ampliado tanto para as disciplinas científicas quanto para as disciplinas do mercado de trabalho e outras disciplinas culturais.

Qual é a participação dos pais no Novo Ensino Médio?

F: Os pais podem cada vez mais orientar os filhos em suas escolhas, não só em um único momento decisivo – lá no terceiro ano do Ensino Médio. Então, essa conversa com os familiares desde o início do Ensino Médio permite um estreitamento das afinidades, tanto da família quanto do aluno, ao longo dos três anos do Ensino Médio. Logo, mais possibilidades de conversas e mais possibilidades de levantamento de interesse junto às famílias ao decorrer dos anos.

Fernanda Litron em aula de Gramática com o 1º ano do Ensino Médio. (2019)
O que são as disciplinas de Vida Prática e como elas dialogam com o Novo Ensino Médio?

F: A ideia e o objetivo principal da Vida Prática é oferecer ao aluno um conjunto de disciplinas que permitam a ele fortalecer os seus interesses e o seu engajamento em situações educativas que proporcionem a construção do seu projeto de vida.

Qual a importância dessa autonomia para os alunos?

F: É importante que os alunos desenvolvam habilidades de escolha profissional e pessoal já no Ensino Médio. Isso proporciona a eles um amadurecimento gradativo e uma ampliação no seu repertório sociocultural e científico.

Como a Vida Prática do Portinari pode influenciar na escolha universitária do estudante?

F: O estudante tem vivências diferenciadas no início do Ensino Médio e possibilidades de experimentação e aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento, o que permite a ele chegar em uma universidade mais preparado e consciente.

Produto desenvolvido pelos alunos do GPP (Gestão de Potencialidades Pessoais) de Química, em que os alunos criavam sua própria empresa e produto. (2019)
A Vida Prática já estava presente no Portinari desde antes da implantação do Novo Ensino Médio. (2019)
Como os itinerários formativos já estavam integrados na pedagogia do Portinari antes mesmo da implantação do Novo Ensino Médio?

F: Para nós do Portinari, o Novo Ensino Médio vem reafirmar a prática diária e reconhecer que nossa proposta pedagógica sempre ofereceu possibilidades para protagonismo, flexibilidade e autonomia de trabalho.

Você pode citar alguma disciplina da Vida Prática para ilustrar essa ideia?

F: Sem dúvida, o interesse dos alunos pela disciplina de Empreendedorismo nos chama muito a atenção. Ela dá a possibilidade de cada aluno pensar o seu projeto de vida de maneira autônoma, construindo suas possibilidades empreendedoras no futuro. E também dando a eles a oportunidade de interagirem em conjunto, pensando mesmo em uma situação de administração, de empresa e de projeção dos seus próprios sonhos, metas e objetivos.

O Novo Ensino Médio é para quem?

F: O Novo Ensino Médio é voltado para o adolescente que busca o seu lugar na sociedade, procura construir autonomamente seu projeto de vida e com isso fazer a diferença no mundo.

Fernanda Litron é doutora em Linguística pela Unicamp
e compõe a Equipe de Coordenação Pedagógica
do Ensino Médio no Portinari Grupo Educacional