Concurso culinário fortalece campanha de prevenção contra o câncer

O Colégio Portinari foi a instituição educacional selecionada pela ALICC (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho) para fazer parte do projeto-piloto “Cozinhando com Imaginação”. Esta iniciativa é parte da renomada campanha escolar “Seja uma gota de esperança”, que tem como finalidade instruir as famílias sobre a prevenção do câncer e angariar recursos essenciais para auxiliar aqueles que enfrentam essa desafiadora realidade.

O concurso foi projetado de maneira inovadora, fomentando a adoção de hábitos alimentares saudáveis entre os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Eles se empenharam em criar receitas utilizando ingredientes nutritivos e, posteriormente, as receitas mais destacadas foram escolhidas para a etapa final, realizada na Pizzaria Maverick, com jurados encarregados da avaliação minuciosa das criações culinárias.

Antecedendo a apresentação das receitas, os alunos e suas famílias participaram de diversas etapas que incluíram apresentações aos pais, análise dos lanches dos alunos e discussões sobre alimentação saudável. Essa abordagem multidimensional do projeto não só contribuiu para a promoção da saúde, mas também se alinhou ao cerne da campanha escolar “Seja uma gota de esperança”.

“Ao fazer parte desse projeto inovador, o Colégio Portinari demonstrou sua dedicação em abraçar iniciativas educacionais que não apenas enriquecem a experiência dos alunos, mas também nutrem valores de saúde e solidariedade”, ressaltou a diretora Margareth Cristina Cheque Soffiatti Ruberto.

Para a diretora Marli Aparecida Billato de Oliveira, “a colaboração entre a escola e a ALICC não só impulsionou a conscientização sobre a prevenção do câncer, mas também ilustrou como pequenos esforços coletivos podem causar grandes impactos positivos na comunidade”.

Importância do projeto e escolha do Colégio Portinari

Desde 1996, a ALICC desenvolve um trabalho muito relevante em Limeira. O projeto nasceu pela percepção da instituição quanto a piora da qualidade de vida e dos hábitos alimentares das famílias brasileiras. Esse fato influencia diretamente no aumento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, hipercolesterolemia, entre outras.

“O que é mais preocupante, é que esses diagnósticos vêm acontecendo com pessoas cada vez mais jovens”, explicou Flávia Oliveira Brigatto Ponte, nutricionista da ALICC.

Diante dessa realidade, o intuito do projeto é incentivar a melhoria de hábitos alimentares desde cedo, ensinando as crianças que preparar os alimentos e refeições saudáveis pode ser prático, divertido e gostoso.

“Quando o projeto ainda era uma ideia, apresentamos ao Colégio Portinari, e de prontidão a Direção aceitou participar do piloto. Percebemos que é uma escola com abertura a novas ideias e projetos”, ressaltou a nutricionista.

Carolina Schibinski Prestes, mãe da aluna Giovana Prestes Pinto, do 4º ano, acompanhou a filha na pizzaria. Para ela, a experiência foi muito válida. “Ela adorou participar do projeto, pois achou interessante compartilhar com outras crianças a receita que ela faz desde pequena, ainda mais para ajudar na melhora da alimentação”.

Texto: Robson Ribeiro. Fotos no Colégio Portinari: Robson Ribeiro. Fotos na Pizzaria Maverick: Rodrigo Cunha e Ronei Oliveira I Portinari Grupo Educacional