Lívia Bonin Ferreira, ex-aluna do Colégio Portinari, fez uma visita especial à sua antiga escola. Atualmente cursando o 4º ano de Medicina na FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí), Lívia teve a oportunidade de reencontrar funcionários e professores que fizeram parte de sua jornada educacional, que começou no 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e foi até a 3ª série do Ensino Médio, em 2019.

Aproveitando a presença da ex-aluna, a coordenação do colégio organizou um momento em que Lívia pôde compartilhar sua experiência como estudante com os atuais alunos da 3ª série. Ela ressaltou o quão desafiador pode ser esse período, com uma grande cobrança pessoal, e enfatizou a importância de confiar no trabalho dos professores. “Eles conhecem as necessidades dos alunos e possuem uma vasta experiência. Além disso, estão sempre disponíveis para apoiar e compreender as dificuldades de cada um”.
Lívia também destacou a importância de participar de simulados e ressaltou o quanto o material do Poliedro Sistema foi fundamental para sua aprovação em quatro faculdades. Além disso, enfatizou a importância de seguir as orientações para a redação. Inclusive, a dedicação neste tema a levou a tirar nota mil na redação do Enem.

Sobre sua rotina de estudos, Lívia compartilhou uma dica importante para os alunos que estão se preparando para o vestibular. “Eu estudava pela manhã, almoçava e continuava estudando até às 17h. Mesmo quando estava cansada, ia para a academia e voltava com um foco renovado para continuar estudando. Ou seja, é essencial que o aluno encontre uma válvula de escape, algo que o afaste momentaneamente dos estudos, mas que renove suas energias”.
Apesar de ter sido uma fase desafiadora para Lívia, ela guarda lembranças muito positivas. “Eu era uma aluna muito participativa. Estudava bastante e sempre me envolvia em todas as atividades. Sinto muita saudade dessa época”.
Planos futuros: retornar para Limeira
Quanto aos planos futuros, Lívia planeja retornar para Limeira. Embora ainda esteja indecisa sobre a área em que vai se especializar, ela deseja contribuir para a área da saúde na cidade. “Tenho muito interesse em clínica médica, mas ainda tenho alguns anos pela frente para tomar uma decisão. Limeira é uma cidade com ótimas oportunidades na área da saúde, por isso pretendo construir minha carreira aqui”.
Ao voltar para Limeira, Lívia terá a oportunidade de estar próxima de sua família, inclusive de seu pai, que também é médico na cidade.

Além de Lívia, o Colégio Portinari também foi onde estudaram sua irmã, Gabriela Bonin, formada em jornalismo pela USP e integrante da equipe do jornal Folha de São Paulo; e de sua prima, Júlia Bonin, aluna de jornalismo na Cásper Líbero. Seu primo, Nicolas Grotta Jacon, atualmente está na 2ª série do Ensino Médio.
Veja mais fotos:
Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.