Nosso Laboratório Natural foi agraciado com uma nova espécie: um cacaueiro! Os alunos do 3º ano, acompanhados pelo jardineiro da escola, Edson Sedano Moreno, juntamente com a professora MMara Elaine Valente Francescato e a diretora Marli Aparecida Bilatto de Oliveira, tiveram o privilégio de realizar o plantio dessa árvore.
O projeto teve início quando os alunos mergulharam no estudo da origem e produção do chocolate durante uma Troca de Saberes com José Otaviano Neto, pai da aluna Antonela Otaviano (veja aqui como foi a Troca). Como resultado dessa Troca enriquecedora, José generosamente doou o cacaueiro, proporcionando aos alunos a oportunidade de acompanhar de perto todas as etapas do desenvolvimento dessa espécie fascinante.

A presença do cacaueiro em nosso Laboratório Natural ampliará os horizontes educacionais de nossos alunos. Essa iniciativa não apenas estimula a valorização do conhecimento, mas também fomenta o respeito pela natureza.
Os alunos poderão explorar a ciência, a botânica e a sustentabilidade, enquanto observam o crescimento do cacaueiro. Eles aprenderão sobre os cuidados necessários, como a rega adequada e a exposição solar ideal, para garantir o desenvolvimento pleno dessa espécie. “Os alunos continuarão sendo inspirados a adotar práticas sustentáveis em suas vidas e a valorizar os conhecimentos relacionados ao cultivo de uma espécie”, ressaltou a professora.

Essa iniciativa não apenas enriquece o currículo escolar, mas também promove a aprendizagem experiencial, estimulando os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio aprendizado. Além disso, é uma oportunidade valiosa para a comunidade escolar se unir em torno de um projeto que desperta a curiosidade, o cuidado com a natureza e o amor pelo conhecimento.
Veja as fotos desse importante momento:
Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.