Era para ser um projeto de estímulo à leitura. Porém, a iniciativa das professoras do 3º ano, Flávia de Almeida Vilar e Mara Elaine Valente, tomou corpo e acabou se ramificando em diversas atividades com vários objetivos, entre eles proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos, estimular o interesse pela pesquisa, e levar a literatura de Monteiro Lobato ao conhecimento das crianças. Tudo culminou em uma exposição organizada no pátio da Unidade Sede.
Todo esse movimento passou pela criação da biografia de Monteiro Lobato, leitura das histórias com escrita da sinopse, pesquisa de plantas e pássaros encontrados nas histórias do Sítio. Além disso, os alunos analisaram a evolução tecnológica durante cada fase das filmagens das histórias, tanto das personagens quanto de objetos que apareciam nas cenas, como telefones, máquina de escrever, ferro de passar roupa, entre outros. Com mapa nas mãos, calcularam a distância entre Limeira e Taubaté, cidade de Monteiro Lobato, Limeira e Rio de Janeiro, cidade onde as gravações foram feitas.
Muitas atividades foram realizadas nas casas dos alunos e envolveram as famílias.





















































Paola Miqueri Pieralli veio de Minas Gerais e começou a estudar no Portinari neste ano. Ela explicou que o projeto inspirou sua avó a lhe dar de presente vários livros do Monteiro Lobato. A mãe também acabou separando alguns objetos, como panela de ferro e um telefone antigo para Paola trazer para a exposição.
Para Paola, o mais importante foi que depois desse projeto ela passou a ler mais. “Antes de vir para o Portinari eu lia muito pouco. Agora só penso em ler!”. Entre as diversas atividades, a aluna disse que o que mais gostou foi ouvir as músicas das personagens, escolher a que mais chamou sua atenção e escrever a letra em uma folha.

Os alunos foram responsáveis por produzir os materiais de todas as etapas. Inclusive uma delas foi virem caracterizados de algum personagem do Sítio e irem até as salas de outras turmas, secretaria, Direção, e contar a história escolhida para compartilhar com as pessoas.
Giovana Prestes Pinto ficou feliz porque pintou o telhado da casa que foi fixada no tecido da exposição. Entre todas as atividades, o que ela mais gostou foi ler uma das histórias com os pais. “Foi bom ler a história “A volta para a casa” com os meus pais. Tem uma parte engraçada que conta que as personagens acharam uma onça e levaram para o sítio. Ao chegarem, pediram para a Dona Benta adivinharem qual animal tinham cassado. Quando Narizinho contou que era uma onça, Dona Benta caiu sentada”, ressaltou, aos risos, Giovana.

Estimular a leitura é um dos pilares do Colégio Portinari. Durante o ano são realizadas diversas atividades com os alunos de todos os segmentos.
Veja também:
FEIRA DE TROCA DE LIVROS MARCA DIA MUNDIAL DO LIVRO INFANTIL
Texto: Robson Ribeiro. Fotos: Bruno Caires. Portinari Grupo Educacional.
Você precisa fazer login para comentar.