Ano letivo dos 25 anos do Portinari começa com reunião de planejamento

O ano letivo que marca os 25 anos do Colégio Portinari começou de forma muito especial. Todos os funcionários do setor administrativo e o corpo docente puderam “vivenciar”, por meio de fotos históricas, os marcos dessa trajetória de sucesso.

A cada imagem, as diretoras Margareth Ruberto e Marli Billato de Oliveira reforçaram o significado de cada momento e citaram os profissionais que contribuíram com o início do Portinari e que ainda fazem parte da equipe.

Durante a reunião, também tiveram momento de fala os diretores Carlos Alberto Ruberto e João Antônio de Oliveira, bem como a coordenadora da Educação Infantil, Milena de Oliveira, e o coordenador do Ensino Médio, Rafael Lucas de Oliveira.

Novidades para 2022

Neste ano, teremos muitas novidades e a maioria delas foi anunciada durante o encontro.

Três projetos que foram explicados e que enriquecerão ainda mais a nossa proposta pedagógica foram o Departamento de Internacionalização de Currículos, que vai preparar alunos para processos seletivos em universidades do Exterior; o Programa Bilingue que será implementado inicialmente nas turmas do Integral do Ensino Fundamental – Anos Iniciais; e o projeto de Educação Financeira, Zelo Ambiental.

Outra mudança importante neste ano, que foi abordada durante a reunião, é a ampliação dos itinerários formativos para os 2ºs anos.

Em 2021, o Colégio Portinari foi uma das poucas instituições educacionais que iniciou o Novo Ensino Médio. A obrigatoriedade de aplicação dos itinerários pelas escolas é 2022 para as turmas de 1º ano e 2024 para todos o Ensino Médio. Aqui, no próximo ano, todo o Ensino Médio já estará com o currículo atualizado.

Professores participam de Ateliê sobre Ensino Híbrido

Em 2021, esse foi um dos temas mais importantes do encontro de planejamento. Neste ano, o assunto continuou na pauta.  

Os professores foram divididos em grupo e cada um deles trabalhou um capítulo do livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”, dos autores Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani. Neste mês, serão realizados outros encontros para que os grupos apresentem os conteúdos estudados.

Muitas técnicas contidas no livro já são aplicadas pelo Portinari, mas que são nomeadas de outra forma. O objetivo do Ateliê foi justamente esse: relacionar o conteúdo do livro com o que já é aplicado e como os professores podem melhorar ainda mais essa técnica nas aulas.

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Grupo Educacional Portinari