Novo Ensino Médio? Aqui já é realidade!

Em 2022, as instituições de ensino precisam implementar os referenciais curriculares do Novo Ensino Médio no 1º ano e, até 2024, em todas as turmas. Aqui, no Colégio Portinari, essa nova realidade já começou. Nossos alunos do 1º ano participaram dos itinerários formativos desde o início de 2021.

Neste ano, enquanto algumas instituições iniciarão no 1º ano, o Portinari já incluirá os estudantes do 2º ano e, em 2023, terá o Novo Ensino Médio em todas as turmas. O governo estipulou que as escolas devem implementar em todas as séries até 2024.

Alunas conhecem mais sobre o trabalho de um arquiteto no Itinerário “Moradia, espaços, formas e impactos sociais”

Escolha dos itinerários

No Portinari, os estudantes participam efetivamente da escolha dos itinerários formativos. “Existe uma série de possibilidades e eles optam por matérias de aprofundamento ou de vida prática”, explica o coordenador do Ensino Médio, Rafael Lucas de Oliveira.

No primeiro semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de escolher os seguintes itinerários: Gameficação; Empreendedorismo e mídias digitais; Minhas finanças: gestão e investimento; Imunologia e Saúde Pública. Já no segundo, foram oferecidos: Aprofundamento de Biologia; Brasilidades; Jovem Programador e Jovem Cientista; Moradias, espaços, formas e impactos sociais; e Neurociência.

Alunos aprovam mudança

Lara Lis Toledo Rosa, aluna do Portinari desde o 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, participou do itinerário de “Empreendedorismo” e o do “Jovem Programador e Jovem Cientista”. Ela aprovou o modelo. “Foi muito importante, pois vai além das matérias e é muito divertido também”.

Alunos criam garra mecânica durante itinerário “Jovem Programador e Jovem Cientista”

Ícaro Zanetti Roque, no Portinari desde o 4 º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, escolheu o itinerário “Gameficação” no primeiro semestre e “Jovem Programador e Jovem Cientista” no segundo. Para ele, a experiência tem sido excelente e conta que levará os aprendizados para a vida. “Vivenciamos muita coisa na prática e antes de definir o que queremos como carreira. Escolhi esses dois porque ambos têm relação com criação e, como quero estudar Engenharia Mecatrônica, foi muito bom”.

Quer saber mais sobre os itinerários formativos? Acesse esse artigo no site do Poliedro Sistema de Ensino.

Fotos e texto: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional