Portinari dá início às aulas presenciais com sistema de rodízio de turmas

Os alunos do Portinari Grupo Educacional retomaram as aulas presenciais na última quarta-feira, 27 de janeiro, com o início do ano letivo e com base nas novas diretrizes do governo estadual, que priorizou a volta às aulas em quase todas as fases do Plano São Paulo. Para que o retorno fosse possível, o Colégio precisou se adequar a uma série de normas de segurança e higiene, bem como a um sistema de rodízio de turmas – que possibilitará a permanência dos estudantes nas dependências do Portinari dentro do limite percentual liberado na fase laranja do Plano.

Para o início do rodízio, os alunos contemplados pelas aulas presenciais no período da manhã foram os 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio. Ao decorrer dos próximos dias, as turmas revezarão com os que assistem às aulas de maneira remota em casa, ou seja, no dia seguinte à vinda dos 6ºs e 7ºs anos, os alunos com aulas presenciais serão os 8ºs e 9ºs anos. Essa estrutura de revezamento permite que a escola atue dentro das normas estabelecidas pelo Governo do Estado, cumprindo o requisito máximo de pessoas nos espaços do Colégio.

Além das aulas, os estudantes também participaram de uma palestra com a médica pediatra pneumologista Milena Grotta, que abordou com os alunos informações sobre a atuação do COVID-19 em crianças e jovens, e com o cirurgião cardíaco intensivista (UTI) Marcelo Costa, que está na linha de frente do COVID-19 em Limeira e pode compartilhar com os estudantes sua experiência e o panorama geral da cidade. Para conferir as entrevistas exclusivas que eles deram ao Portinari, clique aqui.

O tempo que o aluno passa dentro do Colégio também foi reorganizado: os horários de intervalo foram alternados para que os grupos não se encontrem no pátio, evitando um grande fluxo de pessoas. As áreas de uso comum, como cantina e banheiros, também são monitorados para prevenir aglomerações. As dinâmicas de revezamento e reorganização escolar também foram aplicadas aos outros níveis de ensino, como o Ensino Médio e a Educação Infantil.

Confira fotos dos primeiros dias de aula do Portinari: