O Ateliê Interdisciplinar é uma atividade pedagógica que integra diferentes disciplinas dentro de uma mesma proposta. A sua aplicação ganhou destaque com a aplicação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ela não é uma novidade para o Portinari Grupo Educacional. A interdisciplinaridade desenvolve habilidades e competências que auxiliam o estudante a usar o conhecimento prévio e histórico do mundo para entender e explicar a realidade.
Uma das possibilidades do Ateliê Interdisciplinar é abordar atualidades no contexto pedagógico, e foi isso que ocorreu com o ateliê realizado nos 8ºs anos sobre a explosão em Beirute, no Líbano, envolvendo as disciplinas de Geografia e Ciências. O desenvolvimento da proposta levou os estudantes a assistirem e lerem reportagens sobre o ocorrido, em uma prática de sondagem e sensibilização.
Investigando os fatores históricos-geográficos característicos do Líbano, como elementos sociais e econômicos, a discussão aberta entre os alunos sobre as possíveis causas dessa tragédia – que resultou em 190 fatalidades no início de agosto – estimulou o pensamento crítico, criativo e científico. É graças a essa curiosidade intelectual que os jovens podem investigar causas, elaborar hipóteses e formular soluções – competências extremamente necessárias para a formação do ser humano.
No âmbito científico e químico, o ateliê também abriu discussão sobre as consequências dos gases tóxicos no sistema respiratório. Além disso, as aplicações do nitrato de amônio – substância oxidante e comburente – foram analisadas graças à interdisciplinaridade do projeto na área de Ciências. Após essa abordagem histórica e científica, a argumentação veio a partir de uma produção teórica e de uma expressão escrita. Com base nos fatos estudados, os 8ºs anos puderam formular, negociar e defender ideias e pontos de vista a cerca do assunto.
Raízes da Desigualdade
O Ateliê Interdisciplinar “Raízes da Desigualdade” promoveu a compreensão dos fatores históricos e geográficos que causam o abismo social e econômico entre países e subdesenvolvidos, envolvendo as disciplinas de História e Geografia. Para possibilitar um entendimento ainda maior sobre essa questão, os 8ºs anos também estudaram as “forças hegemônicas” que levaram à colonização da América e África.
Divididos em equipes, os alunos participaram de uma produção escrita e de uma apresentação oral para a avaliação do ateliê. Entre os temas abordados pelos grupos, estavam a divisão histórica-geográfica da America Latina no processo de colonização e o caminho para a Independência, o subdesenvolvimento econômico de países com recursos naturais explorados, a influência do Iluminismo nas revoluções sociais, entre outros.
O objetivo do Ateliê Interdisciplinar é apresentar de forma contextualizada aos alunos que os conteúdos trabalhados no ambiente escolar interagem entre si, bem como proporcionam uma relação entre o conhecimento formal e o dia a dia.
Para mais informações sobre o Portinari, acesse o nosso blog.
Confira alguns slides utilizados no Ateliê Interdisciplinar:
(Imagem do banner: bfreepik)
Você precisa fazer login para comentar.