O mundo do cinema e literatura é apresentado em Troca de Saberes sobre “Harry Potter”

Para apresentar e aprofundar a discussão a respeito de um tema muito familiar ao público infanto-juvenil, os alunos do 4º ano da professora Patrícia realizaram uma Troca de Saberes sobre “Harry Potter”. O momento foi apresentado pelos estudantes Pedro e Henrique De Nadai, que são primos e grandes admiradores dos livros – que figuram listas de best-sellers ao redor do mundo inteiro. A livre expressão e a Troca de Saberes são duas técnicas freinetianas tradicionais do Portinari.

Henrique falou sobre a parte literária dos títulos, fazendo uma resenha para cada um dos livros e apresentando os personagens para a turma. Pedro, por outro lado, contou sua experiência no Parque da Universal Studios, encontrando cenários e objetos icônicos da trama fictícia.

Os slides usados durante a Troca de Saberes foram montados pelos próprios estudantes, que se organizaram para exercer a livre expressão ao falar sobre algo que gostam e dividiram o seu conhecimento com os outros colegas de classe. Essa prática reforça ainda mais os elementos de cooperativismo e autonomia, dois grandes pilares da pedagogia freinetiana.

Para mais informações sobre o Portinari, acesse o nosso blog.

Confira: