Fundamental para a vida, a árvore ganhou seu próprio dia: 21 de setembro. A data é em função da véspera da primavera, estação em que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem flores.
Em comemoração, os alunos do 2º ano da professora Vanessa, plantaram no Recanto Portinari uma árvore da espécie Muntingia calabura, popularmente conhecida como Calabura. Cada aluno teve sua participação, principalmente na hora de finalizar a plantação, é o que conta a aluna Julia Marquezani.
Ela relata nunca ter plantado uma árvore, mas que conhece a importância desta ação para o meio ambiente. “As árvores limpam o nosso ar, ela é importante para a gente”, fala.
O Enrico Boldrini, que também participou da plantação, concorda com a amiga e fala que a árvore é uma das responsáveis pela a vida. “Se não existisse árvore, a gente não ia respirar”, completa.
Desde pequenos, as crianças reconhecem a importância das árvores para o meio ambiente. Vamos seguir o exemplo?
A muda foi doada pelo aluno Enrico Dias Boldrin e sua mãe Marina Dias Boldrin. O Portinari Grupo Educacional agradece ♥
Conheça a árvore plantada no Recanto Portinari:
Muntingia calabura
Calabura é o nome vulgar da espécie arbórea Muntingia calabura, da família Muntingiaceae. Seus frutos são pequenos, globosos e muito doces, sendo muito apreciados por aves e morcegos, peixes (IAC) tornando esta espécie muito importante para a atração da fauna em áreas de reflorestamentos. Originária da América do Sul, principalmente México e Peru, foi introduzida no Brasil pelo Instituto Agronômico de Campinas em 1960. O fruto é comestível, muito doce e com propriedades nutritivas. A árvore atinge até sete metros de altura e tem crescimento muito rápido, porém sua madeira é fraca, quebrando com facilidade com ventos fortes e tempestades. (fonte: Wikipédia)
Você precisa fazer login para comentar.