Na Educação Infantil do Colégio Portinari, a cooperação não é apenas um conceito, é uma vivência diária. Para encerrar a semana temática do Período Integral, nossos pequenos exploradores se inspiraram na natureza para uma atividade lúdica e poderosa sobre a importância do trabalho em equipe. A brincadeira “Como Formiguinha” transformou a sala em um grande formigueiro cheio de aprendizado.
Uma Missão Coletiva
A tarefa era clara e divertida: assim como as formigas, as crianças precisavam trabalhar juntas para transportar o “alimento”, representado por bolinhas coloridas, até o “formigueiro”, uma grande bacia. O desafio não era individual, mas coletivo, e rapidamente os alunos perceberam que precisavam se organizar para ter sucesso.
Um dos momentos de destaque foi quando as crianças, por iniciativa própria, começaram a formar uma “fila” ou “esteira”, passando as bolinhas de mão em mão. A comunicação entre eles, com palavras de incentivo e organização, foi fundamental para que o “alimento” chegasse ao destino sem cair, demonstrando uma incrível capacidade de trabalho em equipe.
O Valor Pedagógico do Brincar
Esta atividade está diretamente alinhada aos campos de experiência da BNCC da Educação Infantil, especialmente o campo “O eu, o outro e o nós”. Ao brincar de formiguinha, as crianças desenvolvem atitudes de participação e cooperação (EI03EO03), aprendendo a articular suas ações com as dos colegas para alcançar um objetivo comum.
A atividade “Como Formiguinha” encerrou a semana temática com chave de ouro, reforçando o compromisso do Colégio Portinari com uma educação integral. Ao valorizar o lúdico, desenvolvemos habilidades socioemocionais, motoras e intelectuais que são a base para a formação de cidadãos mais empáticos e colaborativos.
Textp: Lucas Bueno; Fotos: Equipe Pedagógica | Portinari Grupo Educacional
