Aulão ENEM: alunos confirmam eficácia das aulas para a primeira prova

Mais um Aulão ENEM com sala cheia


Nesta semana, realizamos o segundo Aulão ENEM e, mais uma vez, com sala lotada com alunos portinarenses e de outras instituições de ensino de Limeira. Dessa vez, as aulas focaram nas disciplinas que serão abordadas no domingo: Química, Biologia, Física e Matemática.

O impacto dessas aulas foi grande. Alguns alunos aprovaram as aulas e disseram o quanto foram importantes na primeira prova.

Maria Vitória, aluna do 2º ano de outra instituição de ensino de Limeira, destacou a dinâmica dos professores e as dicas valiosas que recebeu. “A professora Fernanda, de Língua Portuguesa, deu dicas que eu nunca tinha visto nenhum professor abordar. Me ajudou a fazer as questões com mais rapidez”.

Manuela De Lima Baptistella (esqueda) e Maria Vitória (direita). Maria compartilhou que a aula de Língua Portuguesa a ajudou a responder mais rapidamente as questões do ENEM


Julia Coelho, do 1º ano do Colégio Portinari, escolheu participar do ENEM mesmo como treineiro, com o intuito de se acostumar com a prova e não ter surpresas quando estiver no 3º ano. Ela tem como objetivo a aprovação em Medicina. “O professor Klauber, de Redação, passou muitas dicas de regras que são levadas em conta pelos corretores. Eu usei muitas das dicas e acredito que tenha ido bem”.

Já Maria Clara Rodrigues do Nascimento, aluna do 3º ano de uma instituição educacional da cidade, compartilhou as dificuldades enfrentadas pelos estudantes da escola pública, com a falta de aulas essenciais para o vestibular. “Tivemos poucas aulas de Língua Portuguesa e de Matemática. Não tivemos aula de Química e Física. Então, é uma situação muito complicada para os alunos que buscam acesso às faculdades públicas. As aulas de Geografia e Redação me ajudaram muito no dia da primeira prova”.

Maria Clara confirmou que as aulas de Geografia e Redação foram essenciais para ela na primeira prova do ENEM


Esses depoimentos evidenciam não apenas a relevância do Aulão ENEM para a preparação dos estudantes, mas também a necessidade de iniciativas que supram as lacunas educacionais que alguns alunos têm por diversas razões.

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional