Mais uma cidade “ficando pronta”

O jogo “Cities: Skylines” vai além da mera simulação urbana, é uma rica experiência de aprendizado sobre geografia e urbanização. Ao gerenciar uma cidade virtual, os jogadores absorvem uma série de conceitos cruciais que têm aplicação direta na realidade urbana. Esses conhecimentos estão sendo absorvidos de forma prática pelos alunos que participam do Itinerário Formativo homônimo e que é conduzido pelo coordenador do Ensino Médio e professor Rafael Lucas.

Na mais recente aula, divididos em grupos, os alunos enfrentaram o desafio de construir uma cidade do zero. Além das questões de urbanização, aspectos sustentáveis também foram considerados.

Na foto, um dos grupos do Itinerário. Da esquerda para a direita, estão: Leonardo Neves Inglez de Souza, Guilherme Barollo Moreira, Isabela Scavone Ferreira, Fernando Martins Casimiro e Victor Zottino


“Levar em conta fatores como acessibilidade, localização de serviços e zonas industriais foi essencial”, explicou o aluno Victor Zottino.

Leonardo Neves Inglez de Souza, já familiarizado com “Cities: Skylines”, ressaltou como o Itinerário ampliou sua visão em relação ao jogo. “A parte teórica me fez explorar práticas sustentáveis, pensar em fontes de energia renovável e políticas ambientais”.

O impacto do Itinerário se estendeu para além do jogo, promovendo uma perspectiva mais analítica em relação a Limeira. Fernando Martins Casimiro compartilhou que agora, “ao percorrer as ruas da cidade, analisa alguns pontos que aprendeu durante a experiência virtual”.

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional