Limeira foi uma das cidades que mais se destacaram no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O relatório leva em consideração os 101 municípios mais populosos do País.
De acordo com o relatório, Limeira ficou em 2º lugar em dois eixos do relatório: Inovação e Infraestrutura, ficando atrás apenas de Florianópolis e São Paulo, respectivamente. No quesito “Inovação”, a cidade deu um importante salto. No ano anterior, Limeira ficou em 25º lugar.
Professor explica os impactos do resultado para Limeira e para os estudantes. Veja no vídeo abaixo:
1º lugar no subdeterminante Outputs
A inovação ocorre por meio de sinergias entre empreendedores e empresas já instituídas, por isso a análise leva em conta o potencial das indústrias de base tecnológica instaladas. Assim, no subdeterminante Outputs, Limeira ficou em primeiro lugar.
A cidade possui o segundo maior percentual de indústrias inovadoras (4%), juntamente com o maior percentual de empresas da indústria criativa (5,41%), mais que o dobro de São José do Rio Preto (2,42%) segundo lugar nesse indicador. A cidade apresenta vários programas de inovação, como o Fábrica de Inovação63, o Programa Permanente de Desenvolvimento, que, juntamente com a Incubadora de Ciência, Tecnologia e Inovação64, dão suporte ao empreendedorismo de cunho inovador.
Capital humano: 7º lugar
Um dos grandes avanços que a análise econômica passou nas últimas décadas foi o reconhecimento da importância do capital humano para o desenvolvimento econômico. Estudos apontam que empreendedores com maior nível educacional tendem a ter mais chances de sobrevivência, bem como aquelas empresas que tem maior percentual de trabalhadores com ensino superior têm menos chances de falir.
Olhando para a construção de ecossistemas empreendedores, estudos apontam que aquelas cidades que apresentam mais pessoas com melhor formação tendem a ter maior atividade empreendedora. Nesse quesito, Limeira ocupa a 7ª posição do ranking. O único município paulista que ficou à frente da cidade foi Bauru, em 5º lugar.
Ranking geral
No ranking incluindo todos os quesitos, Limeira ficou na 42ª posição – subindo uma posição em relação ao ano passado. O ranking geral leva em consideração sete fatores para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
Acesse o estudo completo aqui.
Texto: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional