Limeira é destaque no Índice de Cidades Empreendedoras 2023

Limeira foi uma das cidades que mais se destacaram no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O relatório leva em consideração os 101 municípios mais populosos do País.

De acordo com o relatório, Limeira ficou em 2º lugar em dois eixos do relatório: Inovação e Infraestrutura, ficando atrás apenas de Florianópolis e São Paulo, respectivamente. No quesito “Inovação”, a cidade deu um importante salto. No ano anterior, Limeira ficou em 25º lugar.

Professor explica os impactos do resultado para Limeira e para os estudantes. Veja no vídeo abaixo:

1º lugar no subdeterminante Outputs

A inovação ocorre por meio de sinergias entre empreendedores e empresas já instituídas, por isso a análise leva em conta o potencial das indústrias de base tecnológica instaladas. Assim, no subdeterminante Outputs, Limeira ficou em primeiro lugar.

A cidade possui o segundo maior percentual de indústrias inovadoras (4%), juntamente com o maior percentual de empresas da indústria criativa (5,41%), mais que o dobro de São José do Rio Preto (2,42%) segundo lugar nesse indicador. A cidade apresenta vários programas de inovação, como o Fábrica de Inovação63, o Programa Permanente de Desenvolvimento, que, juntamente com a Incubadora de Ciência, Tecnologia e Inovação64, dão suporte ao empreendedorismo de cunho inovador.

Capital humano: 7º lugar

Um dos grandes avanços que a análise econômica passou nas últimas décadas foi o reconhecimento da importância do capital humano para o desenvolvimento econômico. Estudos apontam que empreendedores com maior nível educacional tendem a ter mais chances de sobrevivência, bem como aquelas empresas que tem maior percentual de trabalhadores com ensino superior têm menos chances de falir.

Olhando para a construção de ecossistemas empreendedores, estudos apontam que aquelas cidades que apresentam mais pessoas com melhor formação tendem a ter maior atividade empreendedora. Nesse quesito, Limeira ocupa a 7ª posição do ranking. O único município paulista que ficou à frente da cidade foi Bauru, em 5º lugar.

Ranking geral

No ranking incluindo todos os quesitos, Limeira ficou na 42ª posição – subindo uma posição em relação ao ano passado. O ranking geral leva em consideração sete fatores para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Acesse o estudo completo aqui.

Texto: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional