Identificando e nomeando as partes do Corpo

A proposta pedagógica do Colégio Portinari tem como embasamento teórico os estudos de quatro pensadores, entre eles Henri Wallon. Para ele, o esquema corporal é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Para esse autor, é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, permitindo a ela conhecer o seu mundo e desenvolver sua aprendizagem motora e cognitiva.

Nessa atividade, os alunos do Gressus 3 identificaram e nomearam as partes que compõem o corpo. “Dessa forma, possibilitamos o desenvolvimento das diferentes funções do corpo humano, despertando na criança a consciência do seu próprio corpo e de suas partes”, explicou a professora Elisandre Teresa Lopes de Paula Santos.

Além disso, um dos momentos da atividade teve como objetivo o desenvolvimento da grafomotricidade – conjunto das funções neurológicas e musculares que possibilitam, aos seres humanos, os movimentos motores no ato da escrita.

Nesse estudo, os alunos participaram de cinco momentos: brincaram de “Seu mestre mandou”, cantaram e dançaram música que nomeiam as partes do corpo, observaram a própria imagem e a desenharam no espelho, desenharam seu rosto na farinha com o dedo indicador e fizeram um registro ilustrativo, com o tema “Este sou eu”.

Texto: Robson Ribeiro. Fotos: equipe pedagógica I Portinari Grupo Educacional