Aula prática sobre condutividade elétrica encerra Ateliê sobre propriedades de alguns materiais

Sem dúvida que os experimentos práticos aumentam significativamente o interesse dos alunos por determinado tema. Alinhando teoria e prática, os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre propriedades de alguns materiais.

“O trabalho começou com a inscrição dos alunos nas diferentes estações do Ateliê. Depois da leitura prévia do conteúdo, eles buscaram informações complementares utilizando diferentes fontes de estudo, material disponível na biblioteca Pedro Bandeira, busca na internet em sites previamente selecionados e produziram um texto, um cartaz e elaboraram uma apresentação onde também demostraram elasticidade com solubilidade, magnetismo e resistência”, explicou a professora Patrícia Aparecida Pierroti.

Depois da teoria, a prática

Após a aquisição da teoria sobre densidade, resistência, dureza, flexibilidade, solubilidade, magnetismo e condutibilidade térmica e elétrica, chegou o momento da parte prática. Os alunos exploraram circuitos elétricos do colégio, quadro de força e circuitos disponíveis no ateliê de história natural. Tudo feito com segurança e acompanhamento da professora.

Com o objetivo de analisar resistência, foram estudados materiais como petróleo (disponível no Ateliê de História Natural), embalagens de vidro e plástico. Além disso, foi realizado um experimento de condutibilidade elétrica no Laboratório de Ciências da Natureza.

Aluna que ama ciência trouxe experimento feito em casa

A aluna Helena Araújo de Carvalho, que tem um pai engenheiro e ama ciência, trouxe para mostrar para sua turma uma bobina elétrica que movimenta uma ventoinha por meio de um sistema mecânico e um gerador de energia movido à pilha, ambos criados em sua casa por ela, o pai e o irmão. “Em casa, gostamos muito de pesquisar e fazer essas coisas”, contou a aluna. Ter essas aulas práticas são muito interessantes e ajudam a aprender mais”, finalizou.

Helena trouxe um experimento feito por ela, o pai engenheiro e o irmão

Os pais podem influenciar os filhos no interesse pelo estudo de ciências. Na internet existem muitos experimentos práticos e seguros que podem ser replicados.

Veja as fotos de uma das atividades práticas

Texto Robson Ribeiro. Fotos: Robson Ribeiro e equipe pedagógica I Portinari Grupo Educacional