Escola de Pais realiza primeiro encontro no Colégio Portinari

Ainda é possível participar do curso. A partir do terceiro encontro, inscrições serão encerradas

Começou, na última terça-feira (07/03), o Ciclo de Debates promovido pela Escola de Pais do Brasil – ONG com quase 70 anos de atuação no País. Ao todo, serão sete encontros que tratarão de temas atuais relacionados com a educação das crianças. O curso será conduzido pelo coordenador da seccional Limeira, Frederico Leopoldo, conhecido como Fred, que está envolvido com o projeto há mais de 20 anos.

O principal objetivo da Escola de Pais é o fortalecimento das famílias e dos agentes educadores, ou seja, das pessoas que cuidam de crianças para melhor educá-las. Os temas são escolhidos por um conselho de educadores formado por especialistas de diversas áreas, como pedagogos, sociólogos, psicólogos, psiquiatras. “O papel desse conselho é manter atualizado o programa da Escola de Pais. Isso acontece anualmente por meio de um congresso internacional. Todo o material é compartilhado com a rede de voluntários associados para aplicarmos no curso”, explica Fred.

Primeira aula aborda tema “Educar é um desafio”

Neste primeiro encontro, Fred trouxe reflexões a respeito dos desafios de educar os filhos e o quanto é importante que os pais estejam engajados nesse processo. Depois da parte teórica, os participantes foram divididos em grupos onde cada um precisou responder uma pergunta específica e compartilhar com os demais. Ao final, todos receberam uma tarefa para fazerem durante a semana.

Pais durante dinâmica sobre desafios da educação


Mateus Maida Paduelli, pai dos alunos Vinícius Candian Paduelli, do 5º ano, e da Sofia Candian Paduelli, do 3º ano, veio junto com a esposa Marcela Candian Paduelli. Ele decidiu participar para se aproximar novamente desse tipo de tema. “Quando eles eram menores, costumávamos buscar mais informação. Esse contato presencial, com especialista, é muito oportuno e a expectativa é grande para os próximos encontros, pois os assuntos estão muito interessantes”, ressaltou.

Thaís Souza, mãe da aluna do 4º ano, Maria Souza de Oliveira, estava na expectativa pelo início do Ciclo e aprovou o primeiro encontro. “Foi muito bom porque ele trouxe exemplos do dia a dia. Dessa forma, relacionando com o que passamos em nossas casas, fica mais claro. Estarei nos próximos encontros com certeza e já fiz uma lista de amigos que vou convidar pra vir”.

Parceria escola e família

Um dos pontos que o coordenador Fred reforçou é que a escola pode contribuir com as famílias no processo de formação moral e ética das crianças, mesmo este não sendo o seu papel principal. “A escola é um ambiente de socialização, de transmissão de cultura, portanto, de valores, inclusive valores morais. Dessa forma, querendo ou não, acaba exercendo esse papel. Porém, a responsabilidade da escola não é essa. A responsabilidade é de transmitir conhecimentos específicos das disciplinas que estão na grade curricular”.

Diretoras Margareth e Marli dão as boas-vindas e reforçam importância do curso


Ele explica que é dos pais a responsabilidade de transmitir esses valores, inclusive por ser em casa o primeiro contato que a criança tem com regras, limites e comportamentos.

“O Colégio Portinari, por exemplo, valoriza muito a educação como um todo e sabe da importância do papel do pai e da mãe, da família em sinergia, em parceria, em soma com a escola. Por esse motivo, procuramos novamente o colégio para realizar o curso”, disse Fred.

Foi justamente por acreditarem na influência da escola no processo de transmissão e consolidação de valores, que as diretoras Marli Aparecida Billato de Oliveira e Margareth Cristina Cheque Soffiatti Ruberto fizeram questão de abrir as portas do colégio para a realização dos Ciclos. “O Portinari entende a educação como um processo na cultura da formação e da informação. Cabe à família entregar à criança uma vivência nos valores morais, éticos e de convivência respeitosa entre as pessoas. E cabe a escola, permear em sua responsabilidade de qualidade da formação acadêmica a consolidação desses valores”, ressaltou Marli.

“Há alguns anos já realizamos o encontro no Colégio e foi muito produtivo. Depois da pandemia, é muito oportuno receber novamente a Escola de Pais, como mais uma das nossas ações em apoio às famílias na confirmação e construção dos valores. Aos alunos, existe o acompanhamento muito próximo da direção, da coordenação, da orientação, dos professores e a possibilidade de os alunos agendarem com a nossa psicóloga. Especificamente para o Ensino Fundamental – Anos Finais, ainda temos o momento RAVA (Reflexões sobre a Arte de Viver e Aprender), o Congresso Adolescer e o Fala Cidadão Portinarense. Todos eles cumprem um importante papel na consolidação de valores morais e éticos”, reforçou Margareth.

Ainda é possível se inscrever

Aqueles que fizeram a inscrição e não puderam participar, podem voltar para os demais encontros. E aqueles que não fizeram a inscrição, mas desejam vir para os próximos, ainda é possível. Porém, a partir do terceiro as inscrições estarão encerradas.

Veja os temas dos próximos encontros:

  • Círculo 2: Valores e limites (14 de março);
  • Círculo 3: Pai e mãe (21 de março);
  • Círculo 4: Educação: do nascimento à puberdade (28 de março);
  • Círculo 5: Adolescência: o segundo nascimento (4 de abril);
  • Círculo 6: Sexualidade no ciclo da vida na família (11 de abril);
  • Círculo 7: Cidadania e cultura da paz (18 de abril).

Veja as fotos do encontro:

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional