
Veja dicas de uma das nossas professoras para os pais contribuírem e incentivarem os filhos no aprendizado da Língua Inglesa
Durante o ano, um dos estudos que as turmas de 3º ano terão será sobre vizinhança, lojas, comida, entre outros. Para introduzir os alunos ao tema, a teacher Jéssica Savazzi utilizou uma personagem muito conhecida e querida, principalmente na Inglaterra: o urso Paddington.
As aulas abordaram a história do urso e toda a sua importância para a cultura inglesa. Após conhecerem mais a respeito do Paddington, a turma confeccionou a capa da divisão do fichário de Língua Inglesa.
Experimentando a comida favorita do Paddington
Em uma das aulas, a teacher Jéssica trouxe uma atividade prática para que os alunos explorassem os sentidos provando a favorite food do urso: a Marmalade Sandwich. Como no Brasil não é possível encontrar o mesmo produto, foi usado uma receita semelhante nos sabores de laranja e limão.
A maioria dos alunos ainda não havia experimentado a marmalade. Dessa forma, foi um festival de reações: alguns adoraram e queriam comer mais, enquanto outros não curtiram o gosto cítrico característico da receita. Independentemente disso, o que foi comum entre todos é que aprender inglês com atividades práticas é muito mais efetivo.
Maria Fernanda Martins Barbosa contou que gostou do sabor, que não tinha provado e que a atividade foi proveitosa. “É muito melhor aprender assim, de forma prática e divertida”.
Marcelo Vieira Barradas disse que a parte de comer foi o que ele mais gostou. “Foi uma atividade nova e fica mais fácil de aprender assim, de um jeito divertido”. Ele gostou tanto que disse que vai pedir para a mãe comprar a marmalade.
Importância de atividades práticas para o aprendizado do idioma
Aprender de forma lúdica e divertida faz toda a diferença. Numa atividade prática, a criança está relaxada e concentrada ao mesmo tempo, isso facilita para ela se acostumar com o inglês de forma natural.
A teacher Jéssica explica que o idioma inglês se modificou muito nos últimos anos e está em constante transformação, já que a língua é um fenômeno social. Dessa forma, o aprendizado do idioma vai muito além de conhecer vocábulos e juntá-los numa frase. “Quando inserimos atividades diferenciadas que ultrapassam as páginas do livro e o giz da lousa, viajamos para conhecer a cultura do país falante da língua inglesa. Os alunos experimentam novos sabores, se alegram com músicas e vivem experiências que são eternizadas em suas memórias. Associando o estudo com algo bom e prazeroso”.
Abaixo, a Jéssica separou algumas dicas para os pais contribuírem e incentivarem os filhos no aprendizado da Língua Inglesa:
– Ouvir músicas em inglês (dê preferência por músicas mais lentas);
– Assistir filmes e séries em inglês;
– Comprar livros em inglês;
– Manter o inglês como idioma do celular e do vídeo game;
– Baixar aplicativos com estudo diário (como o Duolingo);
– Seguir canais em inglês no Youtube.
Inserindo o inglês na rotina diária, no tempo livre, num momento de descontração, sem imposições ou cobranças, mas de forma leve, natural, com muita alegria e diversão, o aprendizado vai ser muito mais efetivo.
Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.