Ateliê de Astronomia e Observatório: o pioneirismo do Portinari

Ah, se não fosse o Galileu Galilei que, em 1609, inventou o telescópio e inaugurou, assim, o período da astronomia moderna – separando o conhecimento científico das crenças que vieram com as antigas observações. Foi uma verdadeira revolução sobre a compreensão humana em relação ao tema.

Por isso, o Dia Mundial da Astronomia deve ser lembrado e comemorado. Afinal, a astronomia hoje é uma ciência dividida em diversos campos, entre eles a Astrofísica, a Radioastronomia, a Arqueoastronomia e a Cosmologia e a Astrobiologia. Ou seja, envolve muitas outras áreas do conhecimento.

A data é muito simbólica para o Colégio Portinari. A escola é uma das pioneiras em investimentos nessa área científica. Desde 2010 a escola mantém o Ateliê de Astronomia, que já levou mais de 100 alunos a alcançarem medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Início da construção do Observatório Edmond Halley, em 2012
Observatório é um dos diferenciais do Portinari. Imagem de 2022

Além disso, é um dos poucos colégios no Brasil que possui um observatório, inaugurado em 2012 e nomeado de Edmond Halley em referência ao astrônomo e matemático britânico, célebre por ser o observador da órbita e decifrar o tempo do cometa Halley, em 1696. Foi amigo de Isaac Newton, e ajudou-o a publicar suas três leis da mecânica.

Pais visitam o observatório no evento de encerramento do Ateliê de Astronomia, em 2021

Quando o Colégio Portinari decidiu investir em um observatório, a primeira decisão seria onde montar esse espaço. Com essa definição, o passo era iniciar a construção. E isso foi feito com o envolvimento dos alunos do Ensino Médio.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco sobre o Ateliê e o Observatório.  

Texto: Robson Ribeiro. Fotos: Arquivo I Portinari Grupo Educacional