“Troca de Saberes” sobre fotógrafo de Tomie Ohtake

A turma do 3º ano estudou, nas aulas de Arte, sobre algumas artistas, entre elas a Tomie Ohtake, artista plástica japonesa naturalizada brasileira. Ela é uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas.

Foi então que a aluna Larissa Naomi Sato propôs uma Troca de Saberes sobre o seu bisavô, Seiro Takayma. Mas o que ele tem a ver com a Tomie? Na década de 1950 ele montou um estúdio no bairro da Liberdade em São Paulo e ganhou notoriedade fotografando as personalidades japonesas da cidade. Ele ficou conhecido como um mestre na arte de fotografar pessoas. Entre tantas pessoas, ele foi fotógrafo de Tomie Ohtake.

“Quando a professora falou dela, eu lembrei que meu bisavô fotografou ela. Eu já sabia sobre ela porque um dia eu vi uma foto dela na mesa de trabalho do pai e quando eu perguntei quem era, ele me explicou e disse que a foto era do avô dele”, contou Larissa.

Larissa com material que apresentou na Troca de Saberes perto do quadro que Tomie Ohtake gentilmente presentou o Portinari

A Troca de Saberes sempre é uma das técnicas freinetianas mais importantes para desenvolver a autonomia dos alunos, bem como a oratória. Geralmente, com o passar do tempo, os alunos ganham confiança e passam a aprimorar as apresentações. A Larissa, por exemplo, explicou que no começo ela fica nervosa, mas que logo passa. “Essa foi a minha segunda Troca de Saberes e sempre fico com frio na barriga no início, mas quando eu começo a falar me solto. Minha próxima Troca será com uma amiga da sala sobre o grupo musical Now United”.

Uma curiosidade é que alunos do Portinari visitaram, em 2004, o Instituto Tomie Ohtake. Na ocasião, a artista presentou o Colégio com uma de suas obras. Atualmente, o quadro está em uma das paredes da secretaria da Unidade Sede.

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional