No Dia Mundial da Água, grupo conhece alguns dos projetos de sustentabilidade do Portinari
Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, o Colégio Portinari foi local da reunião do GMA (Grupo Meio Ambiente), grupo composto por empresários e profissionais que trabalham com meio ambiente. Foi o primeiro encontro presencial depois da chegada da pandemia. Antes do encontro, eles visitaram os espaços da escola e um grupo de alunos dos oitavos anos apresentaram alguns projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelo Portinari.
Ao todo, o grupo conheceu seis projetos do Portinari, entre eles o sistema de captação de água dos aparelhos de ar-condicionado, a composteira, a lavadora e secadora de piso, o bazar dos uniformes, a coleta de tampinhas plásticas, pilhas e baterias, e as áreas de ajardinamento que garantem a permeabilidade do solo.
















































Para uma das diretoras do Portinari, Margareth C. C. S. Ruberto, foi um momento muito importante e de muita troca. “Aprendemos muito, trocamos muito e com certeza continuaremos sendo parceiros no desenvolvimento da melhoria da questão ambiental em nossa cidade e região”.
“Temos muito orgulho de apresentar para um grupo tão seleto tão comprometido, que vem de encontro com o nosso propósito de desenvolver a cultura da formação e da informação, transcendendo os aprendizados do livro didático e levando à prática”, complementou a diretora Marli Billato de Oliveira.
Parceiro do Portinari há muitos anos, o zelador ambiental, José de Oliveira, foi quem fez a ponte para a realização do encontro no Colégio.
O GMA faz um trabalho nas indústrias trocando ajudas mútuas entre os profissionais da área de meio ambiente. Eles se reúnem uma vez por mês para discutir sobre diversos temas. Segundo José, seria oportuno, por ser o Dia Mundial da Água, conhecer projetos reais práticos. “Por isso sugeri o Portinari, que tem ações recorrentes e contínuas ”.
Para Helber Lorenzeti, coordenador do GMA Limeira, o encontro foi maravilhoso. “Conhecemos os projetos que a escola oferece na parte de Educação Ambiental e isso é extremamente importante para o futuro do nosso planeta. Um dos projetos que chamou a minha atenção foi o da compostagem, pois isso evita que os resíduos sejam descartados em aterros, por exemplo, prejudicando o meio ambiente”.
Texto, fotos e vídeos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.