CARTA ÀS FAMÍLIAS PORTINARENSES

Além das fronteiras físicas que circundam uma escola, o Portinari estabelece vínculos sociais e humanos voltados para a formação do aluno enquanto cidadão ativo em nossa sociedade. É a cultura da formação e da informação. O Colégio Portinari incentiva momentos como os das Trocas de Saberes, para que o aluno tenha sua voz escutada e compartilhe sua descoberta de mundo através de um olhar pedagógico. Essa é uma tradição que não se perdeu com as aulas ao vivo e on-line.

É na ampliação do seu horizonte de abordagem que o Portinari ganha ainda mais força. Dar voz aos alunos é essencial, sim, mas dar ouvidos às famílias também é. Por isso, momentos como o Chá em Roda de Conversa ou as Reuniões Pedagógicas são importantes.

O Portinari é uma escola moderna. Não apenas em desenvolver tecnologia com os seus alunos, com as atividades da disciplina de Fundamentos Tecnológicos, mas também ao adaptar-se conforme novas práticas, metodologias e plataformas aparecem no mundo.

Graças a essa modernidade, o Portinari conseguiu enfrentar os desafios apresentados pelo ano de 2020 e a pandemia do COVID-19. Como o colégio sempre teve um olhar atento às tecnologias e à capacitação de sua equipe nesse meio desde cedo, as aulas on-line e ao vivo conseguiram ser administradas desde o início do período letivo em distanciamento social. As produções para mídias socias também continuaram, uma vez que entendemos a importância de preservar o contato virtual com as famílias portinarenses.

O Portinari é palco para descobertas e vivências o tempo todo, e, nesse palco, os alunos são os protagonistas. Na Pedagogia Freinetiana, um dos pilares que estruturam o modelo portinarense de Educação, a livre expressão das crianças é incentivada e valorizada. Práticas como a Troca de Saberes ou a conclusão dos Ateliês de Trabalho abrem portas para que os estudantes se expressem, compartilhem o seu conhecimento e também escutem e respeitem as vozes dos colegas de classe.

O protagonismo caminha lado a lado da autonomia guiada. Instigar um aluno a pensar por si só e tomar suas decisões não apenas fortalece o senso crítico dele, mas também contribui para sua formação enquanto ser humano. E isso é desenvolvido desde cedo: na Educação Infantil.

A Orientação Pedagógica que desenvolve a autonomia do aluno é algo que o acompanha durante todo o processo escolar, até um dos pontos principais dessa jornada educacional: a aprovação no vestibular. O Ensino Médio do Portinari prepara e capacita o estudante para os maiores vestibulares do Brasil, mas também os orienta a escolherem o caminho que querem seguir e os ajuda a traçarem a melhor rota até ele. Seja uma universidade particular ou pública, estrangeira ou nacional e distante ou próxima de casa, a decisão do aluno é respeitada, pois a Equipe Pedagógica do Portinari legitima a escolha do aluno sobre o futuro da sua carreira acadêmica, enquanto o orienta sobre as melhores possibilidades dentro da área trabalhada. Por isso, o Portinari acumula aprovações em diversas universidades públicas e particulares no Brasil inteiro.

PROGRAMA PARA BOLSAS DE ESTUDO

Em anos regulares, a aplicação para a Bolsa de Estudos no Ensino Médio é feita a partir de uma avaliação presencial, mas, em virtude da pandemia do COVID-19 e pensando na segurança dos estudantes, o Portinari apresentou uma nova proposta para essa nova edição.

Substituindo a comum Prova de Bolsa, a aplicação para uma vaga com desconto no Ensino Médio agora será feita por meio de um formulário – oportunidade que o aluno terá de mostrar quem ele é, seus hobbies, as pessoas que o inspiram e muito mais. Esse formato tem como base modelos internacionais, que já trabalham com esse tipo de ficha de inscrição baseada em potencialidades, realizações e inspirações.

O Portinari inovou em trazer esse conceito para as escolas de Limeira, o que permite que os estudantes ingressem no Ensino Médio não apenas a partir de uma nota avaliativa, mas sim de um compilado sobre sua identidade.

NATUREZA

Ao acreditar que ambiente, experiência e descoberta também educam, é fundamental ter um espaço preparado para isso. Entre todos os ambientes pedagógicos do Portinari, o Laboratório Natural é, sem dúvidas, um dos mais especiais. Composto por uma fauna e flora ricas em diversidade, a área externa do colégio expande os conhecimentos difundidos em sala de aula, ao mesmo tempo em que os aprofunda, graças às possibilidades de exploração em um espaço carregado de vida, movimento e imprevisibilidade. É impossível saber quais pássaros serão atraídos pelo aroma do jardim de lavanda, feito em homenagem a Célèstin Freinet, ou pelo sol quente que ilumina as rochas em volta do Lago Borboleta, lar de carpas ornamentais e outras espécies aquáticas.

A natureza é o maior cenário possível para descobrir e entender o mundo em que vivemos. Aprender a conviver com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que o respeita e cuida dele, talvez seja um dos principais fundamentos da humanidade, pois a empatia com o diferente fortalece uma visão altruísta e cooperativista de sociedade. No Portinari, a sustentabilidade é um fator desenvolvido com os alunos ao longo de todo ano em todos os segmentos de ensino.

Mas, a ampliação de uma visão sustentável e carinhosa com a natureza não se limita apenas ao Laboratório Natural da Unidade Sede. Além do Laboratório Natural da Unidade de Educação Infantil, bem como de seu Parque Pedagógico, o Portinari também possui Laboratório de Ciências da Natureza, Laboratório de História Natural, Recanto e Observatório Astronômico dotado de um telescópio Sky-Watcher.

VOLTA ÀS AULAS

O Portinari concluiu a preparação de todos os espaços físicos de suas unidades para receber os alunos em 2021. As salas de aula, assim como todos os outros espaços do colégio, já estão devidamente sanitizadas, reorganizadas e adesivadas com todas as medidas necessárias de combate ao COVID-19.

A comunicação visual do Portinari, no entanto, é apenas a reprodução física e tátil de um cuidado e carinho que o colégio preserva aos seus estudantes desde sempre. Inclusive, é pensando nessa atenção especial para cada família que as aulas on-line e ao vivo serão mantidas no retorno às aulas, mesmo com a volta também dos encontros presenciais.

Esse trabalho híbrido é para assegurar que os pais que ainda não se sintam seguros em relação ao retorno também possam garantir que seus filhos tenham a educação de excelência do Portinari.

PLANOS DE RETOMADA

As aulas terão início em 25/01.

Nessa data, estaremos preparados para os dois possíveis cenários: tanto para o retorno 100% presencial quanto para o retorno parcialmente remoto / parcialmente presencial.

A fim de atender a esses cenários, elaboramos os seguintes planos:

PLANO A – Se todos puderem retornar, seguiremos todos os protocolos de segurança necessários no momento do retorno. Mesmo assim, respeitaremos a opção das famílias que não se sentirem seguras para o retorno e fizerem opção pelas aulas remotas. Os alunos se conectarão à sala física pelo Zoom para acompanhamento das aulas e todos terão acesso às aulas gravadas. Os compromissos de casa e planos de trabalho serão postados na agenda virtual EDROS (com a mesma senha de acesso de hoje).

PLANO B – Se o processo de retorno presencial tiver uma porcentagem máxima definida pelas autoridades, mas o número de alunos interessados for maior do que o permitido, faremos sistema de rodízio. Trabalharemos com o ensino híbrido (com parte dos alunos em casa e parte deles no Colégio) e com metodologias próprias para esse tipo trabalho:  leitura prévia, fichas de trabalho, ateliês virtuais em salas simultâneas, plano de trabalho individual, plantões etc.

PLANO C – Se o número de alunos interessados nas aulas presenciais for menor do que a porcentagem permitida, os alunos que fizeram esta opção frequentarão o Colégio todos os dias, sem o sistema de rodízio. Os demais participarão diariamente de forma remota.

PLANO D – Caso todos os alunos voltem presencialmente e se for necessário pelo protocolo de segurança, os alunos de uma turma serão subdivididos em mais salas para que as aulas presenciais aconteçam no sistema de “estudo em rodízio”, sem prejuízo aos alunos. Serão ateliês rotativos em diferentes ambientes do Colégio.

Independentemente do plano que, de fato, se concretizará em 2021, já incorporamos em nossas práticas e métodos a plataforma Zoom como ferramenta de trabalho. Assim, continuaremos usando essa plataforma, já dominada pelos alunos e pelos professores. Será um recurso a mais para fixação das aprendizagens.

MATRÍCULAS ABERTAS

INÍCIO DAS AULAS EM
25 DE JANEIRO

Pensar de forma inovadora e criativa faz parte do dia a dia de todos nós do Colégio Portinari. Quer conhecer um pouco mais sobre essa metodologia que encanta crianças, jovens e adultos?

Fale com nossa equipe.