Ateliê de Empreendedorismo 2019 conclui série de estudos sobre educação financeira e marketing

Os alunos dos 8ºs anos apresentaram a conclusão do grande Ateliê de Empreendedorismo 2019 na última sexta-feira, 29 de novembro, no Portinari. A finalização do projeto conclui uma série de atividades realizadas ao longo do semestre sobre educação financeira e marketing.

Anualmente, os alunos do 8º ano são orientados a criarem dois produtos alimentícios para suas respectivas campanhas. Dessa vez, os produtos foram o “Cremutti“, um bem casado com creme de maracujá, e o “Double Berry“, um naked cake com chocolate meio amargo e morangos.

A conclusão do ateliê é o resultado final de um longo processo. Durante o segundo semestre, os 8ºs anos têm uma série de atividades que envolvem empreendedorismo e educação financeira, como palestras e Trocas de Saberes com profissionais da área.

Para o projeto, cada turma é responsável pela sua própria empresa fictícia. Os estudantes se dividem em equipes administradoras de diferentes departamentos, que também são distribuídos para cargos distintos: empreendedor, gestor e operador.

As pesquisas também são grande parte do estudo promovido no ateliê, pois os 8ºs anos buscam informações sobre valor e mercado, a fim de entender como funcionam elementos base do comércio, como capital para investir em uma empresa, o significado de siglas como SA, LTDA, MEI e ME e o custo de um funcionário registrado.

Na produção, a aprendizagem dos estudantes engloba conceitos variáveis e cotidianos: eles devem pesquisar o preço dos ingredientes, as normas higiênicas para sua confecção, tabela nutricional e país de origem dos alimentos selecionados.

Além disso, a produção da embalagem também segue uma série de estudos feita pelos alunos. O foco deles é na sustentabilidade das embalagens, que devem respeitar normas de tamanho e definição (como prazo de validade, peso e composição).

Para concluir o ateliê, as turmas desenvolvem estratégias de marketing e branding para divulgar o seu produto. Os 8ºs anos criam o nome do produto, suas cores oficiais, seu slogan, jingle, mascote, redes sociais e campanhas publicitárias (folders, cartazes e outdoors). Cada turma tem uma quantidade específica de papel que pode usar para confeccionar os itens de campanha.

Confira: