Tribunal do Juri debate temas de alta relevância social

Na última semana, os 9ºs anos apresentaram o evento final do grande ateliê “Tribunal do Juri” de 2019. O projeto é administrado pela professora de geografia do Ensino Fundamental, Elisete Sant’anna Alves, e consiste na elaboração de um plebiscito em que alunos argumentam contra ou a favor de um tema de alta relevância social.

O evento também conta com a participação de testemunhas convidadas por cada grupo, bem como uma mesa de jurados que irá avaliar o desempenho dos estudantes. Entretanto, o tribunal não faz a avaliação com base na sua opinião sobre o tema, mas sim nos elementos da apresentação: discurso, argumentos, clareza, material, testemunhas, entre outros.

Esse ano, os dois temas discutidos no Tribunal do Juri foram Descriminalização das Armas de Fogo e Eutanásia. Os grupos são divididos por sorteio, portanto, uma equipe que argumenta a favor de um tema pode não concordar – no âmbito pessoal – com o ponto de vista que precisa defender.

Assim, os estudantes exercitam seu poder argumentativo e sua capacidade para elaborar uma linha de raciocínio clara e coesa. O grande ateliê é marcado por uma série de encontros prévia à apresentação, para que os alunos debatam entre si, construam suas pesquisas e organizem argumentos e estratégias para o evento.

Confira: