Workshop de Psicoterapia Infantil é realizado com educadoras do Portinari

As profissionais que integram o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental I participaram de um workshop de Psicoterapia Infantil na noite da última segunda-feira, 28 de outubro, com a psicóloga infantojuvenil e ex aluna do Portinari Mahana Berto D’Andrea, que foca seu trabalho em Terapia Cognitivo-Comportamental, Disciplina Positiva e Oncologia.

Durante o encontro, a palestrante apresentou os motivos pelos quais o sistema de punição não funciona e, em seguida, introduziu os mecanismos de aprendizagem de comportamento: modelagem, imitação e seguimento de comandos.

Mahana também propôs uma desconstrução dos comportamentos inadequados da criança, por meio do entendimento sobre as origens e crenças por trás das ações dos jovens. Atenção indevida; poder mal dirigido; vingança e inadequação assumida foram alguns dos tópicos abordados pela psicóloga.

Entre as atitudes sugeridas pela profissional que podem levar a um melhor desenvolvimento da criança, estão o encorajamento e a verbalização de afeto. “Uma criança mal comportada é uma criança desencorajada”, afirmou a ex aluna do Portinari.

No workshop, as professoras foram convidadas a participarem de uma atividade demonstrativa e cada uma delas representou um papel, que ilustrava de maneira lúdica as diversas formas de corrigir um comportamento inadequado. Durante a dinâmica, personagens como “fada”, “bruxa” e “policial” foram responsáveis por elucidar como correções recompensadoras, punitivas e lógicas funcionam, respectivamente.

Para finalizar, Mahana falou sobre “Os 4R da recuperação de erros”: reconhecimento, responsabilidade, reconciliação e resolução. De acordo com esse método, os adultos (familiares e/ou educadores) podem ser o modelo que vai ensinar a criança por meio do mecanismo da imitação.

Confira: