Conheça a Feirinha Portinari, evento que celebra sua 21ª edição em 2019

O Portinari Grupo Educacional realiza a 21ª edição da Feirinha Portinari na próxima sexta-feira, 9 de agosto. O evento integra um projeto ainda maior do colégio, que tem como um de seus objetivos difundir o empreendedorismo e a Educação Financeira. Para tanto, os estudantes do Ensino Fundamental I vêm realizando ateliês e atividades desde o início do ano letivo, a fim de se prepararem para o tão aguardado dia da Feirinha. No processo de aprendizagem, os alunos também aplicam o conceito dos três “R”: reutilizar, reciclar e reaproveitar.

O projeto traz em seu desenvolvimento o pensar no consumo consciente. “Consumir de forma consciente significa consumir com moderação, sem exageros, concentrando-se no que é essencial, sem desperdícios”, contextualiza Margareth Ruberto, diretora do Portinari. A preocupação do colégio em difundir essa reflexão é fruto das crescentes análises e pesquisas que mostram os impactos da ação humana no meio ambiente. 

Embora a Feirinha ocorra no Portinari há mais de 20 anos, a relevância dessa discussão ainda é atual. Segundo publicação da Revista Galileu, que cita pesquisa realizada pela organização Global Footprint Network, o nosso planeta recentemente entrou em déficit de recursos e passou a consumir mais do que consegue recuperar até o final do ano. Por isso, o Portinari reforça que os produtos e brinquedos vendidos na Feirinha apresentem os conceitos de sustentabilidade, o que permite que objetos em desuso sejam ressignificados pelas crianças que adquirirem os produtos.

Para exposição dos itens, os alunos organizam espaços personalizados – atividade que tem ocorrido desde o primeiro semestre do ano e foi finalizada em casa durante o mês de julho, nas férias escolares. 

Durante a Feirinha, os estudantes saem para visitar as barracas em turnos e fazer suas compras. Nesse exercício, o Ensino Fundamental I aplica na prática os estudos a respeito dos elementos que constituem o sistema monetário, bem como as diferentes possibilidades combinatórias para troca de cédulas e também se apropriam dos mecanismos da linguagem monetária, conquistando sua autonomia cotidiana na utilização da moeda brasileira.

Como uma atividade que propaga a interação social atrelada ao estudo e ao trabalho, a Feirinha tem um viés pedagógico imprescindível para o colégio. “A aplicabilidade dos conceitos de Educação Financeira desenvolvidos até aqui favorece uma conscientização sobre o consumismo desnecessário que ocorre atualmente”, justifica Marli Billato de Oliveira, diretora do Portinari. “Ao atribuir significado àquilo que foi repensado e reutilizado, cada aluno tem o seu trabalho valorizado na Feirinha”, complementa.

Confira como foi a edição anterior da Feirinha Portinari, realizada em 2018: