Palestra e Ateliê fecham a Semana Zero

Para integrar ainda mais os alunos do Ensino Médio, a Semana Zero teve como objetivo trabalhar de maneira temática com conteúdo, competências e habilidades elementares nessa etapa acadêmica. Neste ano, os alunos discutiram sobre “A crise do Sistema Carcerário Brasileiro” deixando de lado a superficialidade com que o tema é tratado.

_DSC4554.JPG

Nesses primeiros dias, as turmas não foram separadas por série. Os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano, puderam ter aulas em conjunto e aproveitar as explicações de dois professores por aula. Nas disciplinas de redação, biologia e literatura, por exemplo, os portinarenses puderam debater assuntos relacionados ao tema.

_dsc4644

Além das aulas diferenciadas, os alunos puderam participar da palestra com o Major PM Wagner Geromin Valente. Ele cita que um dos principais problemas de falar sobre o sistema carcerário é o preconceito. Para ele, debater sobre o assunto, principalmente com os jovens, é a melhor forma de combater esses pensamentos.

Palest-Geromin-045.JPG

Por isso, Geromin ressalta que expor esses assuntos aos jovens é de extrema importância pela possibilidade de conscientização que eles trazem para a sociedade. “É preciso ver a importância do adolescente para a formação de uma opinião e sua disseminação. E com isso, despertar desde cedo o interesse por assuntos da cidadania”, fala.

Palest-Geromin-043.JPG

O coordenador pedagógico do Ensino Médio, Rafael Lucas ressalta a importância da Semana Zero destacando que a proposta promove o alinhamento dos alunos com os conteúdos elementares para o Ensino Médio, além de trazer maior interação entre os portinarenses. “Os alunos chegam ao Colégio já participando da rotina e conhecendo de maneira mais direcionada os objetivos para esse ano”, fala.

At-charge-007.JPG

Além disso, discutir um tema de relevância para a atualidade é um dos principais pontos observado pelo coordenador. “Trabalhamos o desenvolvimento de um pensamento crítico, além de motivar e ensinar o aluno a investigar e conhecer assuntos relevantes para esse momento”, completa.

at-charge-025

ATELIÊ

Para o último dia, os professores, com auxilio do professor de História da Arte, Juraci, organizaram um ateliê diferente. Os alunos tiveram as aulas da sexta-feira para criar charges que representassem o que aprenderam durante a Semana Zero. “Procuramos traduzir todo o conhecimento adquirido durante a primeira semana explorando as diversas competências dos alunos através da charge. O resultado foi além do esperado”, completa.

at-charge-002