Portinari: uma experiência real

O Portinari Grupo Educacional, desde sua criação, tem como lema a “educação voltada para a cultura da formação e da informação”, ancorado em grandes eixos da pedagogia Freinet.

Por isso, o Colégio é o exemplo de como as ideias deste educador francês são utilizadas na prática. Sua referência pedagógica na região, desencadeou a visita de alunos dos cursos de pedagogia e matemática da Universidade Estadual Paulista, Unesp, para conhecer o método já estudado na Universidade.

A professora de didática da Universidade Estadual Paulista, Unesp, Laura Shaluh fala que a ideia da visita era para que os alunos conhecessem de perto as ideias de Freinet sendo aplicadas no dia a dia. “A expectativa era para que os alunos vivenciassem a gestão e o trabalho realizado pela equipe de professores para desenvolver os princípios freinetianos tão importantes”, disse.

Outro ponto destacado pela professora são os planos de trabalho. A forma como o Portinari oferece aos alunos a rotina diária de atividades que motivam e disciplinam os alunos.

E o ambiente portinarense foi o destaque. Laura fala que uma das maiores apostas de Freinet eram as “Aulas das Descobertas” e o contato dos alunos com a natureza, que com certeza, é a característica mais marcante do Colégio. “Eu acho que esse ambiente promove ainda mais o aprendizado e auxilia na experimentação de teorias trabalhadas em aula”, comentou.

Laura ressalta a importância de ter os ensinamentos baseados na pedagogia Freinet. Para ela, o Portinari olha para as questões humanas, exatamente como são pregadas as ideias de Freinet. “A maior importância é reconhecer a potencialidade de cada indivíduo, é trabalhar a cooperação, pontos que estão em falta na nossa sociedade”, completa.