Para exemplificar o estudo das obras do italiano Giuseppe Arcimboldo, que cria imagens pictóricas como resultado de composição ou arranjos feitos com alimentos in natura, os alunos do ensino médio desenvolveram releituras sob a orientação do professor Juraci Soares.
Os alunos do 1º ano, em homenagem aos 190 anos de Limeira, o apresentaram releituras de pontos históricos da cidade, que em forma de mosaico, representaram a Gruta da Praça Toledo de Barros, Edifício Prada (atual Prefeitura), o Teatro da Paz, a Igreja Boa Morte, Fazenda Itapema e o Estádio do Limeirão.
Já os 2º anos trabalharam nas releituras livres com o tema focado na alimentação. Para isso, a sala foi dividida em dois grupos que puderam retratar em suas obras, a alimentação saudável recomendada pela Organização Mundial da Saúde e a Alimentação Cotidiana. “Numa época em que há tanta discussão sobre uma alimentação adequada para a sociedade essa atividade procura promover uma pausa para reflexão sobre os cardápios alimentares possíveis e disponíveis ao maior número de pessoas, com ênfase nos adolescentes”, explica o professor.
Todo o ateliê foi montado com alimentos secos como o açafrão, pimenta, macarrão, café, milho, arroz e embalagens de alimentos consumidos no cotidiano. A pontuação para os dois anos foi baseada na sustentabilidade, originalidade, tamanho e criatividade.
Juraci reforçou que a proposta apresentada tem como objetivo fazer com que os alunos vivenciem o exercício e experimentação da criação artística em grupo. “Os resultados obtidos superaram todas as expectativas pelo engajamento e pela qualidade pictórica produzida com muita originalidade e relevância”, concluiu.
O professor ainda destacou que o desenvolvimento desse projeto teve como base quatro aspectos principais: a originalidade, a sustentabilidade, tamanho e criatividade.
Confira o resultado desse trabalho:
Você precisa fazer login para comentar.