No Colégio Portinari, acreditamos que o aprendizado se torna muito mais potente quando atravessa os muros da sala de aula e conecta as crianças com experiências reais. Em abril de 2026, as turmas do Gressus 3 das professoras Amanda e Vanessa vivenciaram uma edição muito especial do projeto Troca de Saberes. O tema da vez foi o cuidado com a melhor idade, recebendo a visita da médica geriatra Dra. Mara Letícia.
Aprendendo Sobre o Cuidado e a Empatia
O objetivo pedagógico principal da atividade foi despertar a consciência geracional e a empatia nos pequenos, permitindo que compreendam, de forma lúdica, a importância do cuidado com os idosos e reconheçam a medicina como uma profissão de serviço e carinho. A Dra. Mara, convidada da professora Amanda, utilizou uma linguagem acessível para explicar às crianças como é a sua rotina e como funciona o atendimento médico focado em vovôs e vovós.
Um dos momentos de destaque da vivência foi a interação ativa das crianças. Sentados em roda, os alunos demonstraram uma curiosidade genuína, fazendo perguntas e ouvindo atentamente sobre a importância de ter paciência e oferecer carinho às pessoas mais velhas. Essa troca reforça habilidades essenciais previstas na BNCC, como a (EI02EO01), que incentiva a criança a demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com adultos, e a (EI02EO04), voltada para a comunicação e a busca pela compreensão do outro.
Formando Cidadãos Para Todas as Fases da Vida
Através desse encontro enriquecedor, nossos alunos puderam perceber que cada fase da vida tem sua beleza e exige cuidados específicos. A Troca de Saberes com a Dra. Mara Letícia não apenas ensinou sobre uma profissão, mas semeou valores de respeito e gratidão em nossos pequenos. O Colégio Portinari reafirma seu compromisso com uma educação que valoriza o ser humano em sua totalidade, conectando o conhecimento escolar a valores que transformam o mundo.
Veja as fotos abaixo:
Texto e fotos: Lucas Bueno | Portinari Grupo Educacional.
