Máquina de escrever: uma viagem no tempo!

A turma de 1º ano da professora Mayara Nunes Pecinin teve uma experiência única ao explorar a história da máquina de escrever. A mãe da aluna Helena Dibbern Vidotto, Paula Dibbern de Campos Vidotto, conduziu uma apresentação informativa, abordando desde a primeira máquina registrada na Inglaterra em 1713 até a transição para o computador.

A máquina de escrever, inicialmente inventada por Henry Mill, passou por aprimoramentos ao redor do mundo, destacando-se a contribuição do brasileiro padre Francisco João. No entanto, sua ideia foi usurpada por Christopher Sholes, que refinou o conceito e ganhou reconhecimento global.

Paula explicou que além de substituir a escrita com caneta bico de pena, a máquina de escrever teve um impacto social significativo. Permitiu que as mulheres ingressassem no mercado de trabalho, realizando cursos de digitação e tornando-se secretárias independentes financeiramente.

Ela também apresentou a evolução da máquina de escrever com imagens, desde os modelos manuais até os elétricos, culminando na ascensão do computador.

“Essa troca de saberes enriqueceu o entendimento dos alunos sobre a história da escrita e das tecnologias, proporcionando uma reflexão sobre como as inovações passadas moldaram o presente”, ressaltou a professora Mayara.