Explorando o mundo das baratas

Pedro Pessano Ramos, aluno do G3, foi visitar os avós e encontrou uma barata. Em vez de sentir repulsa, como muitos de nós faríamos, ele ficou intrigado e decidiu trazer essa criatura para a escola para compartilhar com os amigos, em uma Troca de Saberes, sua descoberta.

Sua mãe, a professora Monique Pessano Ramos, também do Colégio Portinari, reconheceu o entusiasmo do filho e viu uma oportunidade valiosa de aprendizado. Juntos, mãe e filho embarcaram em uma jornada de pesquisa sobre esse inseto antes de apresentá-lo à turma.

Na Troca de Saberes, Pedro compartilhou com os colegas algumas das descobertas que fez. Ele explicou que as baratas têm sete pernas, o que as distingue de outros insetos. Ele também informou que esses insetos existem há muito mais tempo do que os dinossauros.

Além disso, Pedro conscientizou seus amigos de que as baratas são transportadoras de doenças. Ele também compartilhou que as baratas são insetos onívoros, o que significa que comem praticamente qualquer coisa. Inclusive, a China já usa esses insetos para eliminar toneladas de resíduos orgânicos gerados nas cidades.

A Troca de Saberes de Pedro destacou a importância de cultivar a curiosidade desde cedo. No Colégio Portinari, os alunos são incentivados a explorar, questionar e aprender com o mundo ao seu redor, independentemente da “complexidade” dos assuntos.

Texto: Robson Ribeiro. Fotos: equipe pedagógica I Portinari Grupo Educacional