Agosto é o mês conhecido por ser o período onde acontece a maior reprodução dos escorpiões. Para alertar sobre os perigos desse animal, Rosana Cristina Almeida Maganhoto, mãe do aluno do 1º ano, Enzo Almeida Maganhoto, promoveu uma Troca de Saberes com diversas dicas para os alunos ressaltarem com seus pais.
Rosana explicou sobre a importância dos insetos para o equilíbrio dos ecossistemas e para a vida humana. Porém, o foco principal foi direcionado ao escorpião, um aracnídeo que gera preocupação em muitas pessoas.
Ela explicou o comportamento do escorpião, que se trata de um animal carnívoro que se esconde muito bem e que tem a barata como seu alimento favorito. Também ressaltou o quanto o veneno pode ser mortal em crianças e idosas, descreveu os sintomas de uma pessoa picada e o que deve ser feito.
Veja as principais dicas para evitar problemas em sua casa:
- Evite colocar as mãos em frestas e buracos em paredes, muros, pisos e tetos;
- Tampe os ralos de pias e banheiros após o uso;
- Verifique se portas e janelas estão vedadas;
- Não acumule lixo e entulhos, isso atrai baratas e insetos que são os principais alimentos para escorpiões;
- Examine com frequência e cuidado armários e guarda-roupas;
- Agite roupas, toalhas, panos bolsas e calçados antes de usar;
- Elimine entulhos e lixo;
- Cuide da limpeza dos quintais.

Além dessas dicas, ela orientou que as crianças peçam para um adulto agitar suas roupas e calçados antes de colocá-las, pediram para os adultos sempre olharem a cama antes de dormir, bem como as caixas com brinquedos, principalmente as que não estão vedadas e que ficam na área externa da casa.
É importante ressaltar que em Limeira, a Santa Casa de Misericórdia é o local correto para levar a pessoa que foi picada pelo escorpião, pois é onde tem os soros antivenenos.
Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.