No intuito de ampliar o aprendizado nas disciplinas de Ciências e Geografia, os alunos do 9º ano vivenciaram uma experiência única durante a Aula das Descobertas em uma das feiras livre de Limeira. Essa atividade proporcionou uma imersão prática na relação entre industrialização, urbanização e a produção do espaço geográfico, além de explorar conceitos como trajetória, cálculo de deslocamento e velocidade média.
A ação foi documentada através de fotografias e utilização de aplicativos móveis, que serviram como ferramentas de trabalho e pesquisa. Os estudantes também se envolveram na produção de textos e na realização de exercícios para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
Na disciplina de Ciências, os alunos puderam exercitar habilidades como perceber que existem diferentes trajetórias entre espaços inicial e final, compreender a diferença entre velocidade média e diversas velocidades desenvolvidas ao longo da trajetória escolhida, e praticar cálculos de deslocamento e velocidade.
Já em Geografia, eles analisaram como o processo de urbanização se expandiu com a implantação de indústrias, o que resultou no aumento do número de habitantes nas cidades e na necessidade de infraestruturas para atender às demandas da população, organizando o espaço para a sociedade moderna e industrial.
Apresentaçao do resultado da atividade será em agosto
No retorno das aulas no segundo semestre, haverá um momento de retorno em ambas as disciplinas. Na aula de Ciências, será realizada uma Roda de Conversa, na qual os alunos poderão compartilhar suas experiências e os conhecimentos adquiridos durante a atividade. Os registros realizados por meio dos aplicativos serão apresentados.
Em Geografia, também ocorrerá uma Roda de Conversa, na qual os alunos apresentarão suas considerações sobre a relação entre industrialização, urbanização e feiras livres. Questões como o motivo pelo qual o processo de verticalização é cada vez mais presente nas cidades, a maneira como a arquitetura reflete os diferentes tempos culturais no espaço geográfico analisado e a coexistência das feiras livres no tempo atual foram discutidas. Posteriormente, os estudantes participarão da produção textual coletiva a partir das observações apresentadas durante a Roda de Conversa.

“A participação dos estudantes nessa Aula das Descobertas na feira livre proporcionou uma experiência enriquecedora, conectando os conteúdos teóricos das disciplinas com a realidade do espaço geográfico ao seu redor”, ressaltou a professora e orientadora Lilian Lopes Devito.
Segundo a professora e orientadora Elisete C. S. Anna Alves, a Aula das Descobertas na feira livre despertou nos alunos o interesse pela investigação e pelo aprendizado prático. “Através da documentação e da produção textual, eles foram incentivados a refletir sobre suas experiências, a compartilhar conhecimentos e a desenvolver habilidades essenciais nas disciplinas de Ciências e Geografia. Essa abordagem pedagógica permite que os estudantes se tornem protagonistas de seu próprio aprendizado, relacionando conceitos teóricos com situações concretas do cotidiano”.
Além das professoras Lilian e Elisete, a turma foi acompanhada pelo professor de Matemática, Eduardo Lucato Neto.
Texto: Robson Ribeiro. Fotos: equipe pedagógica I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.