O programa bilíngue do Colégio Portinari tem como diferencial ter uma equipe formada por profissionais especialistas em determinadas funções e no ensino da língua inglesa. Uma das aulas que as turmas têm semanalmente é a de música, conduzida pelo professor Jeferson Fontana.
Ainda que o objetivo não seja transformar os alunos em músicos profissionais, uma das atividades é fazer com que eles vivenciem a experiência de gravar um clipe. O processo começa com a socialização das crianças, onde elas escolhem coletivamente a música a ser gravada. Cada aluno sugere uma opção e a canção mais votada pela sala é selecionada. Nesse momento, já são trabalhadas questões de integração e coordenação de ritmo e movimentos mais precisos.
Enquanto exploram a música, as crianças se familiarizam com as notas musicais, aprendem a combinar sons e compreendem aspectos como harmonia, melodia e ritmo. Todo esse conhecimento é adquirido na prática, tornando o aprendizado ainda mais envolvente.
“É importante ressaltar que as músicas escolhidas sempre abrangem a cultura das crianças, valorizando seus gostos e inserindo-os nas atividades em sala de aula. Isso é uma das premissas do programa, que busca sempre conectar-se com a cultura e o que os alunos ouvem no seu dia a dia. As aulas de música se baseiam nesse contexto cultural, utilizando-o como ponto de partida para ensinar conceitos musicais”, explicou Jeferson.
Veja o resultado das gravações dos videoclipes
Ao todo, foram três gravações que contaram com parte dos alunos do programa bilíngue. Veja, a seguir, o resultado final.
Post Malone, Swae Lee – Sunflower
Nathan Evans – Wellerman
OneRepublic – I Ain’t Worried
A experiência de participar da gravação de um vídeo musical tem sido altamente benéfica para os alunos em seu processo de aprendizado do idioma. Alice Queiroz Sandi, aluna do 5º ano, iniciou o programa bilíngue neste ano e a aula de musicalização é uma das suas favoritas. Ela compartilhou sua empolgação com os ensaios e a oportunidade de participar da gravação do vídeo, pois era uma experiência totalmente nova para ela. Ao aprender a letra da música, Alice percebeu uma melhoria significativa em seu aprendizado do idioma, adquirindo novas palavras e aprimorando sua pronúncia. “Ao aprender a letra, conseguimos melhorar no aprendizado, conhecemos novas palavras e como pronunciar de forma correta.”
Por outro lado, Davi Ramos Tanjioni, aluno do 3º ano, teve a oportunidade de participar dessa atividade pela segunda vez. Nessa ocasião, ele notou uma diferença em sua capacidade de compreender a letra da música. Mesmo sentindo um pouco de vergonha, Davi revelou que gostou muito de gravar o videoclipe e estava tão animado com a experiência que, ao chegar em casa, compartilhou tudo com sua mãe. “Consegui entender boa parte do que diz a música. Mesmo com vergonha, gostei de gravar o clipe, tanto que cheguei na minha casa contando para minha mãe como tinha sido”.
Essas experiências enriquecedoras na gravação de vídeos musicais estão proporcionando aos alunos não apenas a oportunidade de praticar o idioma, mas também de desenvolver habilidades de escuta, pronúncia e compreensão. Além disso, essa atividade lúdica desperta o entusiasmo dos alunos em relação ao aprendizado e fortalece sua confiança para se expressarem no novo idioma.
Objetivos da aula de música no programa bilíngue
No programa bilíngue, a aula de música tem um propósito muito além de formar músicos. Ela visa trabalhar a criança como um todo, abordando desde a coordenação fina e macro até o desenvolvimento cognitivo, socialização e, principalmente, aprimoramento da fala e pronúncia do inglês por meio das canções.
Sobre o professor Jeferson
Músico formado em Licenciatura-Música pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Estudou percussão sinfônica no Conservatório de Tatuí, participando de vários encontros internacionais, como: Encontro Internacional de Percussão-USP (2008); Encontro internacional de Bandas-Chile (2009); Encontro internacional de Bandas – Córdoba Argentina (2010); Encontro internacional de Percussão no Conservatório de Tatuí (2011); Encontro internacional de Bandas Em Pozo del Molle Argentina (2011); Encontro internacional de Percussão no Conservatório de Tatuí (2014). Foi integrante no Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, sob regência do Professor Agnaldo Silva, entre 2011 a 2014. Atualmente, é professor da Orquestra Sinfônica de Rio Claro.
Texto, fotos, filmagem e edição: Robson Ribeiro. Áudio: Jeferson Fontana I Portinari Grupo Educacional