Ateliê Festa dos Aniversariantes tem como tema diversidade cultural do Brasil

Os alunos do 4º ano tiveram o primeiro Ateliê Festa dos Aniversariantes do ano. Com o tema relacionado ao Brasil, os alunos se envolveram em atividades lúdicas e educativas que celebraram a diversidade cultural do nosso País.

As duas salas do 4º ano organizaram o Ateliê na sala de aula, já que o tempo chuvoso inviabilizou utilizar a área externa. Mas isso não impediu que a festa fosse especial. Ambas as salas prepararam peças teatrais, encenadas pelos próprios alunos. Os estudantes se dedicaram nas semanas que antecederam o evento, ensaiando suas falas, preparando o cenário, os convites e os presentes.

Em uma das salas, os alunos optaram por representar a história dos imigrantes que vieram para o Brasil, enriquecendo nossa cultura com suas tradições. Para isso, prepararam uma mesa repleta de objetos simbólicos que representavam as regiões de origem desses imigrantes, incluindo países como Itália, Japão e Espanha.

Um das turmas usou objetos referentes a cultura de outros países para enfeitar a mesa


Ao final das apresentações, chegou o momento de cantar “parabéns” e entregar os presentes produzidos pela turma. Foi um momento de celebração e confraternização, onde todos puderam compartilhar a alegria dos aniversariantes.

Veja as fotos:

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional