Aluna traz uma tilápia viva para Troca de Saberes

Lara Lüders, aluna do 1º ano do Colégio Portinari, fez uma Troca de Saberes sobre a tilápia. Ela compartilhou com seus colegas de sala vários detalhes sobre a pesca e a respeito dessa espécie. A ideia de compartilhar as informações na escola surgiu após uma experiência que teve com o pai e o avô em um pesqueiro da cidade. Ela gostou tanto que agendou essa Troca!

Para a atividade, Lara trouxe uma vara de pescar, dois peixes no gelo e um ainda vivo, além de um anzol e um alimento usado para atrair os peixes. A aluna preparou um cartaz com fotos dos peixes, dela com o avô e o pai em um pesqueiro de Limeira, fotos da isca mais utilizada pelos pescadores, do peixe depois de limpo e dele empanado.

Lara preparou cartaz e trouxe diversos objetos que enriquecerem a Troca de Saberes. Além disso, trouxe uma tilápia viva


Após a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto o que ela trouxe. Alguns até tiveram a chance de pegar os peixes e sentir a textura de suas escamas.

Segundo a professora Camila de Sousa, a Troca de Saberes é uma excelente oportunidade para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental aprenderem de forma mais interativa e significativa. Ela afirma que “ao compartilhar seus conhecimentos e experiências, os alunos não apenas aprendem mais sobre um determinado assunto, mas também desenvolvem habilidades como a comunicação, a empatia e a valorização das diferenças. Além disso, a Troca de Saberes estimula a criatividade e a curiosidade dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e envolvente”. Para a professora, a participação dos alunos nesse tipo de atividade é fundamental para promover uma educação mais completa e integrada.

Sobre a tilápia

A tilápia é um peixe de água doce que tem sido amplamente cultivado em todo o mundo devido ao seu sabor agradável, carne branca e firme, além de ser relativamente fácil de criar. A tilápia é nativa da África e do Oriente Médio, mas é encontrada em muitos lugares, incluindo América do Sul, Ásia e América do Norte.

A tilápia é um peixe onívoro e pode se alimentar de plantas e animais, o que a torna uma opção interessante para a piscicultura. A tilápia também é uma boa fonte de proteína magra e é rica em nutrientes como fósforo, selênio e vitaminas do complexo B.

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional