Com a condução da teacher Flávia de Castro Chaves, alunos do 7º ano desenvolveram uma atividade criativa e divertida para aprender o Simple Past, um dos tempos verbais em inglês. A partir do conteúdo estudado no livro, eles criaram um boardgame, ou seja, um jogo de tabuleiro, com perguntas sobre o tema.
A atividade consistiu em dividir os alunos em times e cada equipe criou um jogo com perguntas sobre o Simple Past. Em seguida, as equipes trocaram os jogos criados e cada uma jogou o jogo do amigo. Dessa forma, os alunos podiam testar seus conhecimentos sobre o tempo verbal enquanto se divertiam e interagiam com os colegas.
“A atividade realizada pelos alunos foi uma ótima forma de aprender e fixar conceitos de forma lúdica e interativa. O uso de jogos de tabuleiro no ensino pode ser uma ferramenta pedagógica eficaz e divertida, que estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o aprendizado de novas habilidades”, disse Flávia.
Uso do boardgame para o estudo de idioma
No caso específico do aprendizado de um novo idioma, o boardgame pode ser uma excelente forma de praticar a língua, já que os jogadores precisam se comunicar em inglês para jogar e entender as regras do jogo. Além disso, ao criar as perguntas para o jogo, os alunos precisam pensar em frases e expressões em inglês, o que ajuda a aumentar o básico e a fixar as regras gramaticais.
Texto: Robson Ribeiro. Fotos: equipe pedagógica I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.