O respeito pelo meio ambiente é um dos pilares do Colégio Portinari. Aqui, temos um Laboratório Natural (sala em céu aberto) e o Recanto Portinari onde, entre tantas espécies, existem alguns Jabotis.
No início do ano letivo, todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais sugerem nomes para representar a sala. Entre as opções indicadas, o 1º ano da professora Mayara Nunes Pecinin escolheu como nome “Ateliê Turma Jaboti”.
Com o objetivo de promover a reflexão sobre a convivência respeitosa também com os animais, a diretora Marli Aparecida Billato de Oliveira sugeriu para a professora que os alunos convivessem durante uma semana com um Jaboti na sala de aula. “Podemos usar essa situação para promover muitos aprendizados. Inclusive, em Roda de Conversa a Mayara e a turma fizeram os combinados para que a natureza e os movimentos do Jaboti fossem respeitados”, explicou Marli.
Turma dá nome para o Jaboti
Depois da Roda de Conversa, os alunos foram ao Recanto Portinari, juntamente com o Edson Sedano Moreno, funcionário responsável pelo cuidado com todas as espécies que vivem no Colégio Portinari, para escolherem qual Jaboti levariam para a sala. Logo no primeiro dia, entre algumas sugestões, os alunos escolheram o nome: Alegria.

“Foi uma semana de muito aprendizado. A turma estudou as características, as curiosidades, o que ele come – inclusive alguns alunos trouxeram frutas – e, mais do que isso, puderam observar o animal”, contou Mayara.
Fotos: Equipe pedagógica. Texto: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.