Troca de Saberes: pai compartilha conhecimentos de programação

Sexta-feira (24/02), recebemos para uma Troca de Saberes Alex Marques, pai da aluna Anita Marques da Silva, do 5º ano. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e diretor comercial de uma empresa de software, ele compartilhou conceitos básicos de programação.

Foi a primeira vez que Alex participa de uma Troca de Saberes. “Tinha o conhecimento dessa técnica e achei a iniciativa fantástica, pois podemos contribuir com o desenvolvimento deles. Foi uma experiência interessante poder traduzir o que faço para as crianças”.

Estimular os jovens para o tema de desenvolvimento de sistemas, mesmo parecendo complexo, é importante para o futuro do País. Segundo Alex, existe um déficit de desenvolvedores. “É um caminho que não volta mais, tudo o que usamos tem tecnologia. Então trazer esse conhecimento é uma forma de estimular os jovens a seguirem essa área”.

Lucas Grotta Balarin Silva, amigo de sala de Anita, foi um dos que mais levantou a mão para tirar dúvidas com Alex. Com apenas 9 anos ele já sabe o que quer ser. “Eu quero ser programador. Desde os cinco anos eu me interesso pelo assunto e no ano passado entrei em uma escola de programação”, contou. A parte prática sobre código-fonte foi o que mais chamou a atenção dele. “Gostei do exemplo que ele usou para explicar como são os comandos de um software”.

Lucas tem 9 anos e já faz aula de programação. Ele foi um dos que mais tirou dúvidas com Alex


Anita quer trazer o pai em outras oportunidades

Anita já participou de diversas Trocas de Saberes. Ela já falou sobre o coala, corpo humano, carro, entre outras. Mas essa foi a mais especial. “Eu já tinha visto Trocas de Saberes com familiares e pensei que meu pai poderia vir para falar sobre sistemas. Foi muito legal ter ele aqui e quero fazer isso outras vezes”.

Anita gostou tanto que deseja trazer o pai em outro Troca de Saberes

A presença do familiar em sala de aula é uma oportunidade para os alunos aprenderem com um adulto que tem uma carreira profissional bem-sucedida e pode servir como modelo inspirador.

Familiares nas Trocas de Saberes

A participação de um pai em uma Troca de Saberes é um exemplo de como a educação pode ser colaborativa e envolver não apenas professores e alunos, mas também membros da comunidade.

O método pedagógico de Célestin Freinet enfatiza a importância da troca de conhecimentos e experiências entre os participantes do processo educativo. Isso significa que, além do professor, os alunos e outras pessoas também podem contribuir com seu conhecimento e habilidades em sala de aula.

Essa colaboração também é gratificante para o pai, pois ele tem a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e contribuir para a formação de jovens que podem se tornar futuros profissionais em sua área de atuação.

Texto e fotos: Robson Ribeiro I Portinari Grupo Educacional