BOLETIM “ENCONTRO SEMANAL” I 04nov22

Olá, família portinarense.

Aprovações, Trocas de Saberes com familiares, atividades para desenvolvimento da língua inglesa, Ateliês, e outras práticas marcaram a semana dos nossos alunos.

E fique ligado que na próxima semana teremos dois eventos importantes: a apresentação dos alunos no Teatro Vitória, quinta-feira (10/11), e o exame de faixa do judô, na sexta-feira (11/11).

Abraços e boa leitura! Ideias de conteúdo podem ser enviadas para o e-mail comun@portinari-ge.com

PORTINARI

Institucional

“Escrevendo Histórias”: retire o convite até 09/11

Educação Infantil

Tipos de jardim e cuidados com a natureza

O Gressus 3 aprendeu, na prática, sobre os tipos de jardins. Eles entenderam que a horta é como um jardim, mas que nela existem plantas que podemos consumir. Além de todo o aprendizado com a professora Vanessa, o aluno Arthur Piovezan Salgon realizou uma Troca de Saberes sobre o tema. Em sua horta, ele colheu alface crespa e roxa, cebolinha e salsinha, e levou para a turma degustar.

A atividade contou com a participação do Gressus 2, para que eles aprendessem sobre os cuidados com a natureza.

Ensino Fundamental

Ateliê sobre Astronomia

Os alunos do 3º ano tiveram um Ateliê com a professora do Ateliê de Astronomia do Colégio Portinari, Marjory Nascimento. Entre os temas abordados, ela explicou todos os detalhes sobre o Sistema Solar, os planetas, o céu, água no Planeta Terra, entre outros.    

Alunos gravam “carta de reclamação” na Rediação

Como escrever uma carta de reclamação? Esse gênero textual está sendo estudado pela turma do 5º ano. Para aprofundar mais o estudo, os alunos foram divididos em grupos e usaram a Radiação, rádio pedagógica do Colégio Portinari, para simularem um programa de notícias.

No caso, um dos alunos fez o papel de radialista, lendo a reclamação, e o outro exerceu o papel de comentarista. Dessa forma, eles tiveram a oportunidade de trabalhar a entonação, respeitando a pontuação e o ritmo da fala. Vinhetas de abertura e de intervalo foram gravadas para serem colocadas entre os blocos do programa, todas pensadas e criadas pelos estudantes.

Saneamento básico é tema de Troca de Saberes

A semana dos alunos do 2º ano começou com uma importante Troca de Saberes. A Vanessa Gonçalves Ramos, especialista de relações institucionais e governamentais, e mãe do aluno Davi Ramos Tanjioni, compartilhou todo o seu conhecimento sobre saneamento básico. Ela trabalha em uma empresa que faz tratamento de água e esgoto.

“Foi muito bom poder compartilhar esse conhecimento, de como é todo o processo. Isso vai trazer ainda mais consciência sobre economia de água”, disse Vanessa. Para Davi, foi motivo de muita felicidade poder participar desse momento com sua mãe. “Foi legal, eu fiquei muito emocionado que ela veio”.

Trocas de Saberes no 5º ano incentivam a leitura

Os alunos da professora Luciana preparam duas Trocas de Saberes com foco em leitura. Na segunda-feira, Letícia Batistella Mesquita e Letícia Padula Busatto deram uma aula sobre a saga de Harry Potter.

No dia seguinte, foi a vez da Giulia Veloce Ducatti contar a história do escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Estudo sobre a argila

Lucca Marini Sanches e seus pais, Mariana Marini Ferreira Luiz e Fernando Santana Sanches, participaram de uma Troca de Saberes sobre a argila, mineral natural encontrado nas rochas. Além dos cartazes com diversos conteúdos, Lucca trouxe a argila em diferentes formas: bruta, em pó, em pasta e algumas peças prontas. Após as explicações, foi a vez da turma manusear a pasta para criar objetos.

Troca de Saberes sobre transporte ferroviário

O engenheiro mecânico responsável pela unidade de Rio Claro da Knorr-Bremse, Edson Pissolato, pai das alunas do 3º ano, Julia e Sofia Pissolato, compartilhou muitos detalhes sobre o transporte ferroviário em uma Troca de Saberes. Com anos de experiência, ele explicou o funcionamento das ferrovias e de um trem, bem como respondeu as muitas perguntas que os alunos fizeram.   

Ateliê “Weather Forecast”. Repórteres em ação!

Com o objetivo de praticar a pronúncia da língua inglesa, os alunos do 5º ano participaram do Ateliê “Weather Forecast”.

Além da busca de informações sobre o clima de determinado país, os pontos turísticos que poderiam ser visitados e o que geralmente as pessoas fazem na época do clima em estudo, eles elaboraram os textos, traduziram, treinaram postura e gesticulação e gravaram o vídeo como se fossem um repórter.

Ou seja, no fim do Ateliê várias habilidades foram desenvolvidas, entre elas desinibição em frente às câmeras, postura de um repórter, como segurar um microfone, entre outras.

Veja os vídeos:

Turma “Menino Soltando Pipas”

Turma “Palhacinhos na Gangorra”

Ensino Fundamental e Médio

Veja a agenda de webinars de novembro

As palestras são organizadas pela Daqui pra Fora, nossa parceira na preparação de alunos para estudarem em universidades do exterior.

08/11, às 19h – Oportunidades de bolsas de estudo
Preciso ter notas 9 ou 10 para conseguir bolsa? Quais critérios são levados em consideração? Quais são os tipos mais comuns de bolsas? Como são as bolsas por mérito? Existem bolsas de 100%? Todos essas perguntas serão respondidas nesse webinar

10/11, às 17h – Faculdade na Holanda
Entenda como funciona o processo seletivo, como se preparar e quais são as etapas de preparação, e ainda como funcionam as bolsas de estudo.

22/11, às 19h – O curso mais comum nos EUA
Nesse webinar serão abordados os modelos de ensino, cursos disponíveis, exemplos de grades curriculares, sistema de orientação de carreira nas universidades do exterior, processo decisório do curso, como se preparar para as universidades do exterior em paralelo com a preparação das universidades do Brasil, o conceito de deixar as portas abertas, as duas formas de Gap Year, conceito e exemplos de universidades Liberal Arts.

30/11, às 19h – Sete Casos Reais (início, meio e fim do projeto de vida/candidatura de sete estudantes)
Como foi todo o processo de candidatura de sete estudantes com perfis diferentes. Em que ano iniciaram a preparação, como eram as notas na escola, quais notas tiraram nos testes, atividades extras desenvolvidas, para quais universidades se candidataram, onde foram aceitos, conseguiram bolsas de estudos ou não; e se conseguiram, qual foi o percentual. Além disso, em um dos casos, vamos mais a fundo e contaremos como o estudante aproveitou as experiências durante a universidade e onde está hoje.

Para participar, basta acessar a área do Colégio Portinari na plataforma do Daqui Pra Fora.

Ensino Médio

2ª fase da Olimpíada Brasileira de Linguística

Na tarde de sexta-feira (04/11), cinco alunos do Ensino Médio participaram da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Linguística. Em 20/01/23, a organização divulgará os nomes dos vencedores.

A Obling é um evento que acontece desde 2011 e tem como objetivo ampliar as habilidades lógico-analíticas dos alunos, bem como a intuição linguística, a visão sobre os povos do mundo, a partir de uma abordagem interdisciplinar. 

Trote envolve todas as turmas do Ensino Médio

A semana começou com o trote de Halloween entre os alunos de todas as turmas do Ensino Médio. No pátio da Unidade Jovem foi montado um ponto de foto com cenário característico dessa data. Veja como ficou!

Interclasses: jogos chegam nas finais do futsal masculino

Segunda-feira (31/10), aconteceram os jogos finais do futsal masculino. As partidas foram realizadas do Ginásio Esportivo e contou com a torcida das turmas que chegaram nessa etapa. Veja quem foram os finalistas:

  • Campeão: 2º ano A
  • Vice-campeão: 3º ano A
  • 3º lugar: 1º ano B
  • 4º colocado: 2º ano B

E na tarde de hoje (04/11), iniciaram as primeiras disputas de tênis de mesa e badminton:

Vamos parabenizar as aprovadas da semana!

Júlia Fischer e Laisa Grigoletto conquistaram mais uma aprovação em Moda. Elas já haviam sido aprovadas na Santa Marcelina. Agora, ambas foram aprovadas na Belas Artes e a Júlia também conquistou uma vaga na Anhembi Morumbi.

Indique o Concurso de Bolsas para seus amigos

Se você tem amigos que estão buscando um colégio como o Portinari, indique o Concurso de Bolsas do Ensino Médio. Podem participar alunos do 9º ano do Portinari que não participaram da primeira prova e estudantes de outras escolas que estão indo para qualquer uma das turmas do Ensino Médio.

Para fazer a inscrição, acesse o site.

LIMEIRA

Em novembro, Feira de Artes terá horário especial

No mês de novembro, a Feira de Artes, que acontece aos sábados na Praça Toledo Barros, contará com prolongamento do horário de atendimento em dois dias. Como de costume, no sábado (5) a feira acontece das 9h às 16h, e no último sábado (26), devido à Black Friday, a feira passa a acontecer das 9h às 18h. Nos dias 12/11 e 19/11, o horário segue como de costume: das 9h às 14h.

A Feira traz artesanato, opções gastronômicas e artigos diversos.

Filmes em cartaz 

Centerplex Limeira Shopping

  • Adão Negro (14);
  • Lilo, Lilo, Crocodilo (livre);
  • One Piece Film – Red (12).

A programação está sujeita a alterações. Acompanhe os horários das sessões aqui.

Pátio Limeira

  • Adão Negro (14);
  • As aventuras de Tadeo e a tábua de esmeralda (livre);
  • Lilo, Lilo, Crocodilo (livre);
  • One Piece Film – Red (12).

A programação está sujeita a alterações. Acompanhe os horários das sessões aqui.

DE TUDO UM POUCO

Dica da semana: WhatsApp lança nova atualização com o recurso Comunidades. Entenda aqui.

Minutos de aprendizado: “Você realmente precisa de 8 horas de sono todas as noites?”, com a Dra. Jen Gunter. Clique aqui e assista.

Duas pra fechar:

1 – ‘E.T.’, de Spielberg, faz 40 anos e volta arrancando choro e unindo gerações. Confira aqui.

2 – Seis livros que toda criança deve ler. Acesse aqui.

FRASE DA SEMANA:

“Nada grandioso jamais foi criado sem entusiasmo”.
Ralph Waldo Emerson

Bom fim de semana e até o próximo “Encontro Semanal”.