Formar consumidores conscientes é fundamental para mudar o cenário atual das famílias brasileiras. Ano após ano, dados da pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) escancaram o quanto educação financeira é tema sensível entre as famílias brasileiras. Em agosto, o endividamento alcançou 79% dos lares. Os principais tipos de dívida são de cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnês, financiamento de carro e de casa.
Educação Financeira é um dos pilares do Colégio Portinari. Projetos como a Feirinha e Consumidor Consciente, bem como as centenas de atividades aplicadas pelos professores durante as aulas, tem como objetivo municiar os alunos de informações sobre o tema e envolvem, além do aprendizado sobre administração financeira, o cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade.
Parte prática acontece em supermercado
Nesta semana, as duas turmas de 3º ano visitaram o Bom Mix para colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o projeto Consumidor Consciente, que inicia no primeiro semestre de cada ano.
Em uma das etapas, os alunos precisam produzir um cofrinho em suas casas para guardar moedas e cédulas. Já na semana da realização da parte prática, eles abrem esse cofre, contam o quanto conseguiram economizar e fazem uma lista de compras com os produtos que pretendem adquirir no mercado.
Antes da ida ao Bom Mix, eles receberam um profissional da empresa para que fosse feita a troca das moedas por cédulas. É mais um momento de aprendizado, já que os alunos têm a oportunidade de conhecer uma máquina que faz a contagem de moedas.













Já no mercado, os alunos não podem usar calculadora, pois a ideia é trabalhar com estimativa e cálculo mental. Com a lista nas mãos, eles percorreram as fileiras do mercado em busca dos produtos. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer as áreas que são restritas aos funcionários, como o açougue e o almoxarifado.
Ao retornarem da atividade, todos felizes e empolgados com a experiências, realizaram uma Roda de Avaliação elencando questões como: houve economia, conseguiram aproveitar as promoções e como conclusão trabalham com ‘fluxo de caixa’ complementando o trabalho de educação financeira.

“Há seis anos, o Bom Mix abre as suas portas para a aplicação do projeto e sempre recebe os nossos alunos com muito acolhimento. Eles fazem questão de apresentar os detalhes do dia-a-dia da operação. Com esse tipo de parceria, o aprendizado acontece de forma ainda mais significativa e com toda certeza os aprendizados que os nossos alunos tiveram ficarão para sempre”, ressaltou a diretora Marli Aparecida Billato de Oliveira.
Veja as fotos da visita de cada turma:
Turma do frevo




















































Turma Violonista




















































Texto: Robson Ribeiro. Fotos: Bruno Caires I Portinari Grupo Educacional
Você precisa fazer login para comentar.