Boletim “Encontro Semanal” I 23set22

Olá, portinarense!

Muito bom ter você por aqui. Preparamos o nosso encontro semanal sempre com muito carinho e curtindo cada momento registrado pela equipe de comunicação e professores. Esperamos que esteja sendo um encontro sempre significativo e especial para você.

Se tiver alguma sugestão de conteúdo, envie para nós pelo e-mail comun@portinari-ge.com

Leia, a seguir, as principais notícias da semana.

PORTINARI

Institucional

Escola de Pais: convide seus amigos e familiares

Está chegando! E você pode convidar amigos e familiares para participar do ciclo de debates da Escola de Pais. O primeiro encontro será na próxima terça-feira (27/09), às 19h30, na Unidade Jovem.

O objetivo dos debates é promover reflexões, trocas de experiências e aprendizados sobre relacionamentos e educação familiar.

Clique aqui para ver mais informações e fazer a sua inscrição (evento gratuito).

Sua indicação é muito importante. Obrigado!

Ao longo dos anos, temos o privilégio de receber um número expressivo de visitas de novos alunos graças aos comentários e às indicações feitas por vocês. Os comentários fazem referência ao acolhimento recebido pelos alunos e familiares, à qualidade pedagógica e também à nossa estrutura física como um todo.

Essa constatação, que se repete anualmente, nos motiva a oferecermos soluções educacionais, diferenciais pedagógicos e uma experiência formativa cada vez melhor aos portinarenses.

Queremos agradecer pelos comentários, pela participação em pesquisas e a pronta disposição para o diálogo. Essa parceria nos ajudou a montar um material que temos utilizado este ano para apresentar o colégio. O material ficou assim: bit.ly/PortinarensesIndicam2022. Ele também pode ser compartilhado por você.

Entre 760 escolas, apenas 17 receberam o Certificado de Excelência

A pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto “Escolas Exponenciais” com 760 escolas em todo o Brasil teve como foco avaliar a satisfação das famílias com a escola dos filhos. Os pais do Portinari participaram e o resultado é motivo de muito orgulho para direção e equipes do colégio.

Acesse o resultado da pesquisa aqui. 

Educação Infantil

A boa filha a casa torna!

Nossa ex-aluna, a arquiteta Amanda Ibanez de Almeida Berbet (formada em 2011 no Ensino Médio), participou de um momento marcante para ela (e para nós também): voltou ao Portinari com o seu filho, nosso aluno Lorenzo de Almeida Berbet, para uma Troca de Saberes sobre pães. O marido dela e o sogro mantêm uma fábrica de produção de diversos tipos de pães.

“O Colégio sempre foi acolhedor e mantém isso até hoje. Estar com o meu filho nessa Troca de Saberes, e com a sua turma, foi muito especial. Com certeza ele estudará aqui até o Ensino Médio”, disse Amanda.

Claro que após a Troca de Saberes os alunos experimentaram um dos pães. Lorenzo ainda deu um pãozinho de presente para cada amigo da turma.

Atividades reforçam a importância da árvore para a humanidade

Se tem uma questão presente no dia-a-dia dos nossos alunos é a oportunidade de ter contato com as diversas espécies de árvores nas áreas internas das nossas unidades.

Em 21/09, foi comemorado o “Dia da Árvore” e os alunos do Infantil refletiram sobre a importância da árvore para as pessoas. Cada criança levantou uma hipótese e compartilhou com os amigos. Além disso, assistiram a um vídeo que reforçou os benefícios da árvore para o meio ambiente. Para encerrar, produziram um cartão usando papelão reciclável e, claro, muita criatividade!

É claro que teria Troca de Saberes no início da primavera

A aluna Gabriela Nery Hernandes aproveitou a chegada da primavera para fazer uma Troca de Saberes sobre as orquídeas. Ela explicou todos os detalhes dessa espécie tão delicada.

Os alunos da turma aprenderam que a orquídea possui raiz, folhas, caule, flor e broto, e que ela gosta de nascer nos troncos das árvores.

Inclusive, os alunos puderam observar isso em uma das árvores da área do parque.

 

Ah, que fofura!

Olha que Troca de Saberes mais linda! A aluna Elisa Calderari Valencia falou sobre as abelhas, apresentou as partes do corpo, a flor preferida delas, qual a função da abelha rainha e das operárias, bem como explicou o ciclo de produção do mel.

“O entusiasmo para compartilhar as informações estava tão grande, que a Elisa veio vestida com a fantasia de uma abelha. A turma adorou e se envolveu muito fazendo várias perguntas para a Elisa”, contou a professora Giovana Aparecida Leal Estrella.

Ensino Fundamental

Formando consumidores conscientes

Educação Financeira é um dos pilares do Colégio Portinari. Projetos como a Feirinha e Consumidor Consciente tem como objetivo municiar os alunos de informações sobre o tema e envolvem, além do aprendizado sobre administração financeira, o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Nesta semana, as duas turmas de 3º ano visitaram o Bom Mix para colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o projeto Consumidor Consciente, iniciado no primeiro semestre.

Veja todas as fotos aqui.

Palestras reforçam importância da família para crianças e adolescentes

As reuniões de pais do Ensino Fundamental tiveram um formato diferente. Antes do momento com os professores, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras com temas relevantes que ressaltaram a importância dos pais na educação dos filhos.

Os pais do Ensino Fundamental – Anos Finais participaram da palestra “Doloroso ser Adolescente”, com a mestre em Educação Gisela Breno. Já as famílias do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ouviram a psicóloga e psicanalista Josiane C. Ramos Ferreira. O tema foi “Eu cuido da minha família”.

“Fui muito bem acolhida e recepcionada pelos pais e pela direção. Desde que entrei no colégio, me identifiquei. Me senti privilegiada e honrada pelo convite”, ressaltou Gisela, que também foi palestrante no III Congresso Adolescer.

Para Josiane, o encontro foi muito significativo. “O encontro foi muito especial para mim. Desejo e espero que os pais possam sentir o quanto são importantes para a família e o quanto a família é importante para eles”.

Troca de Saberes sobre o Cavalo Campolina

O cavalo da raça Campolina, que teve origem no Brasil, foi tema da Troca de Saberes do aluno Pedro Rodrigues da Silva, do 1° ano. Ele preparou todo o material para divulgar as informações sobre essa raça, bem como apresentou fotos do animal para que pudesse explicar sobre a pelagem e a altura dessa raça.

“Dia da árvore” com tecnologia

Os alunos do 4° ano tiveram uma aula de Fundamentos Tecnológicos bem interessante. Eles se reuniram para uma Roda de Conversa e falaram sobre os benefícios das árvores e como algumas iniciativas que usam a tecnologia são importantes para a preservação do meio ambiente.

Ensino Fundamental e Médio

Olimpíada de Redação divulga resultado

Na segunda-feira, foi divulgado o resultado da Olimpíada Paulista de Redação, competição organizada pelo Portinari que é voltada a estudantes de escolas públicas e privadas no Estado de São Paulo.

Com mais de 100 participantes, a correção das redações foi realizada pela empresa Plataforma Argumenta. O resultado dos alunos portinarenses foi muito bom. Entre os 12 medalhistas, cinco são alunos do colégio.

Veja o nome dos vencedores do Portinari da Edição 2022 da Olimpíada Paulista de Redação:

Categoria 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais

  • Ouro – Maria Eduarda Canali dos Santos

Categoria 1ª série do Ensino Médio

  • Ouro – Manuela de Lima Baptistella
  • Prata – Lívia Soares Jacon
  • Bronze – Dara Ferreira Fadel
  • Bronze – Manuella Perez Costa

Participe da Olimpíada Virtual de Física: Inscrições encerram amanhã

Organizada pelo Colégio Villa Lobos, escola de Amparo associada ao Poliedro Sistema, a Olimpíada Virtual de Física é voltada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais ao Ensino Médio.

O objetivo é estimular o desejo dos alunos em aprender sobre Física, mostrar que ciência pode ser divertida, oferecer um universo de aprendizagem e conhecimento, identificar estudantes talentosos e estimulá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia.

Para ler o regulamento e realizar a inscrição, clique aqui.

Ensino Médio

Começam os jogos do Interclasses

A semana foi marcada pelo início do Interclasses do Ensino Médio. Os alunos prepararam a tradicional cerimônia de abertura, quando os representantes das equipes fixam o brasão de suas turmas no grande escudo da Unidade Jovem.

Os jogos começaram quinta-feira com as primeiras partidas do rouba-bandeira. Ao todo, serão disputadas nove modalidades: uno, futsal, handebol, vôlei, basquete, dama, rouba-bandeira, tênis de mesa e badminton.

Veja as fotos dessa primeira semana clicando aqui. 

LIMEIRA

Retreta Dominical com a Banda Henrique Marques

Domingo (25/09), às 10h30, a Banda Henrique Marques se apresenta no coreto da praça Toledo Barros, na tradicional retreta dominical. No programa, obras da música instrumental e popular brasileira, conduzidas pelo diretor artístico Fernando Barreto.

Evento musical com talentos acima dos 60 anos

Quarta-feira (28/09), às 19h30, o Teatro Vitória recebe o festival Voz Maior. O evento reúne talentos limeirenses com 60 anos ou mais. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Filmes em cartaz 

Centerplex Limeira Shopping

  • A Mulher Rei (14);
  • Avatar – Relançamento (12);
  • Eike – Tudo Ou Nada (12);
  • Minions 2: A Origem de Gru (livre);
  • Não se Preocupe, Querida (16);
  • Thor – Amor e Trovão (14);
  • Uma Pitada de Sorte (10).

A programação está sujeita a alterações. Acompanhe os horários das sessões aqui.

Pátio Limeira

  • A Mulher Rei (14);
  • Avatar – Relançamento (12);
  • Homem-aranha: Sem Volta para Casa (12);
  • Ingresso para o Paraíso (12);
  • Não se Preocupe, Querida (16);
  • O Lendário Cão Guerreiro (livre);
  • Pinocchio: o Menino de Madeira (livre).

A programação está sujeita a alterações. Acompanhe os horários das sessões aqui.

DE TUDO UM POUCO

Dica da semana: conheça o Cake, app que ajuda aprender os idiomas inglês e coreano. Android. Apple.

Minutos de aprendizado: “É possível perder peso rapidamente?”, com o educador Hei Man Chan. Clique aqui e assista.

Duas pra fechar:

1 – USP é a maior produtora de pesquisa científica da América Latina. Confira aqui.

2 – O curioso campo de oxidação que rodeia nossos corpos e ajuda a ‘limpar o ambiente’. Entenda.

FRASE DA SEMANA:

“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado”.
Platão

Bom fim de semana e até o próximo “Encontro Semanal”.